Youtube e bloqueadores de anúncios são duas entidades com uma convivência cada vez menos saudável. A luta da Google contra estas ferramentas está cada vez mais acesa e a empresa tem um novo truque para levar a melhor na sua investida.
Youtube passará a incluir os anúncios diretamente no vídeo
Segundo o que avança a SponsorBlock (ferramenta que contorna conteúdo patrocinado em vídeos), o Youtube passará a incluir os anúncios diretamente nos vídeos. Uma medida que tornará a vida dos bloqueadores de anúncios mais difícil.
Ao que tudo indica, esta mudança está a ser testada do lado do servidor. Isto significa que a plataforma passará a considerar as publicidades e o vídeo como apenas um ficheiro, o que muda irá mudar muita coisa para quem se dedica a contornar anúncios.
Para as ferramentas que bloqueiam anúncios, isto irá dificultar a identificação do início e final da publicidade. Poderá igualmente significar o final da possibilidade de saltar os anúncios.
A mesma SponsorBlock esclarece que isto não significa o fim dos bloqueadores de anúncios. Apesar de esta medida dificultar a sua tarefa, não a torna impossível.
Embora ainda esteja em fase de testes, esta medida já começa a ser notada por alguns utilizadores. No Reddit já existem relatos de utilizadores que se depararam com publicidades no Youtube apesar de ter o seu bloqueador de anúncios ativo.
Youtube quer tornar os logins obrigatórios para ver vídeos
Há outra medida que os responsáveis pelo Youtube estão já a colocar em prática. Esta pretende limitar o número de vídeos que é possível ver na plataforma sem realizar logins.
Este relato chega-nos do GitHub com um utilizador a relatar que não consegue ver vídeos no Youtube sem uma conta. Tal como se pode ver na imagem, é apresentada a seguinte menagem: "Faz login para confirmar que não és um bot".
Esta alteração aparenta se um esforço do Youtube para trazer mais segurança e verdade à sua plataforma. Contudo, poderá afetar a experiência de visualização dos seus vídeos, nomeadamente aqueles que são embutido noutras páginas.
Ainda assim, já existem relatos de que é possível contornar esta obrigação de login. Com efeito, veremos se o Youtube irá avançar com esta alteração e se a mesma será eficaz.