Youtube diz "não" a quem tenta subscrições Premium mais baratas

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, o Youtube não está com disposição para deixar passar nada. Depois de se ter falado da plataforma estar em cima de quem usa bloqueadores de anúncios, há outra novidade: o Youtube também controla quem procura assinaturas Premium baratas.

Recorde-se que a aplicação de vídeos funciona com duas versões: a gratuita e a premium. A primeira é a que a maior parte do público conhece. Já a segunda, por sua vez, elimina tudo o que são anúncios e dá outros recursos interessantes.

Muitos utilizadores usam VPNs de países em que o Premium é mais barato

YT LOGO

De acordo com a Android Police, o braço de ferro entre o Youtube e os bloqueadores de anúncios já não é de agora. No entanto, há alguns países em que a plataforma está expressamente proibida de fazer anúncios.

Posto isto, o que muitos utilizadores fazem é usar VPNs para falsificar localizações e evitar os anúncios. Com o Youtube Premium, é exatamente isso que se está a passar. A única diferença é que os que conseguem o acesso indevido, obtêm ainda mais vantagens.

Na verdade, não se pode dizer que estes deixam de pagar. Contudo, pagam menos, já que os preços tabelados pelo Youtube variam consoante o país. Por isso, quem falsifica a sua localização, pode conseguir o Premium de forma mais económica.

Segundo a mesma fonte, têm sido vários os casos de sucesso neste tipo de prática. No entanto, é claro: o Youtube já reparou. A título de curiosidade, os países onde a assinatura é mais barata são Ucrânia, Turquia, Índia, Argentina, entre outros.

Users do Reddit têm-se queixado de que as assinaturas são canceladas

YT

De forma a compreendermos as diferenças, imaginemos que um utilizador habita no Reino Unido. Na zona em questão, o preço do Youtube Premium é de cerca de 15€. Já na Ucrânia, o valor não chega aos 3€.

O problema é que, no Reddit, vários utilizadores têm dado conta que o Youtube está a cancelar, de um momento para o outro, este tipo de assinaturas falsificadas. Alguns users tentaram perceber o que se passava e contactaram o Youtube.

A plataforma terá referido que o cancelamento abrupto aconteceu, já que o utilizador disse a localização errada. É possível que o Youtube tenha reparado neste esquema por causa dos endereços IP e, automaticamente, cancelou os serviços premium.

Com isto, fica claro que o Youtube não quer deixar nada passar e promete estar em cima de quem prevarica. Uma forma de o fazer é exigir que o utilizador compre os serviços Premium com um cartão do país. Assim sendo, pagar serviços do Youtube abaixo do preço vai ficar bem mais difícil.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.