A partir de agora, o YouTube vai fazer dobragem automática dos seus conteúdos. Para já, estão disponíveis apenas nove idiomas, mas as boas notícias é que o português está incluído.
A informação foi divulgada na rede social X, pelo utilizador levelsio que avança que a dobragem automática será feita através de tecnologia de Inteligência Artificial.
Diz este utilizador que a plataforma de streaming “vai usar Inteligência Artificial para colocar a voz original no idioma selecionado”. Para já as línguas suportadas são português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, hindi, indonésio e japonês.
Durante as próximas semanas este recurso vai chegar aos canais de criadores, mas vai estar apenas disponível para conteúdo recém-criado e não para os vídeos já existentes.
Este recurso de dobragem automática foi anunciado em setembro com um porta-voz da plataforma YouTube a explicar que “assim que os criadores tiverem acesso a esta ferramenta, os seus vídeos vão ser dobrados automaticamente após o upload”.
Spotify e Meta também têm ferramentas semelhantes
Mas o YouTube não é a única plataforma a recorrer a tradução IA. Em 2023, o Spotify lançou um recurso semelhante para proporcionar “uma experiência de audição mais autêntica que soa mais pessoal e natural do que a dobragem tradicional”.
Recentemente, a Meta lançou a ferramenta SeamlessM4T, capaz de lidar com mais de 100 idiomas e traduzindo de texto para voz, assim como de texto para texto.
Este tipo de ferramentas é muito útil para os criadores que podem alcançar públicos mais abrangentes fora do seu domínio linguístico.
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!