O que é o YouTube Premium Lite?
O YouTube Premium Lite é um plano de subscrição do conhecido site de vídeo que oferece menos interrupções a troco de uma mensalidade mais baixa do que o plano Premium. Lançado em março de 2025 ainda só está disponível em 9 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, México, Tailândia e Argentina.
Criado com o objetivo de reduzir a quantidade de anúncios por um preço mais baixo, a oferta inicial deste plano excluía anúncios em vídeos de:
- Videojogos,
- Moda,
- Beleza e
- Notícias
mas poderiam continuar a aparecer anúncios em:
- Conteúdo de música,
- Vídeos curtos (Shorts) e
- Enquanto explora ou faz pesquisas.
O Premium Lite também não inclui o YouTube Music Premium nem funcionalidades como transferências de vídeos e reprodução em segundo plano.
No entanto, apenas três meses depois, a plataforma anunciou alterações que vão afetar a experiência dos subscritores: há mais anúncios a caminho.
A informação, que foi enviada por email aos utilizadores e partilhada pelo site alemão Deskmodder, diz o seguinte:
"A partir de 30 de junho de 2025, poderão surgir anúncios nos Shorts, além de conteúdo musical e durante a navegação ou pesquisa. A maioria dos vídeos continuará a ser livre de anúncios.”
Quem será mais afetado com este aumento?
A mudança não afetará todos os utilizadores da mesma forma. Quem usa pouco os Shorts ou que não consome música no YouTube provavelmente não irá notar grandes alterações.
Mesmo com o YouTube Music a ter um número de subscritores abaixo do esperado, o YouTube continua a ser uma das plataformas mais utilizadas para ouvir música, o que significa que esta mudança pode ter impacto em milhões de utilizadores.
Uma experiência cada vez menos “premium”?
O YouTube Premium Lite custa $7.99 por mês (cerca de 7,01€) e é cerca de metade do preço do plano Premium completo ($13.99/mês ou 12,27€/mês).
Com esta nova atualização, o que antes era uma versão simplificada torna-se agora uma opção menos atrativa para muitos utilizadores.
Uma decisão curiosa, dado o alcance limitado
Esta decisão da plataforma levanta algumas dúvidas, especialmente porque o Premium Lite está disponível em tão poucos países. Disponível em nove localidades, o plano ainda não tem uma presença global significativa. Daí o aumento da publicidade num plano com alcance tão limitado parecer uma decisão pouco provável, sobretudo numa fase em que a empresa ainda está a testar a aceitação e viabilidade desta oferta.