A relação entre o Youtube e as publicidades está cada vez mais intensa para desagrado dos utilizadores. E como se as atuais práticas não fossem já suficientes, a plataforma tem mais uma forma de apresentar anúncios.
Novas publicidades surgem em vídeos em pausa
A nova estratégia do Youtube passa por mostrar um anúncio quando algum vídeo estiver em pausa. Um cenário onde, até agora, não havia nenhuma forma de publicidades.
Ao que tudo indica, esta nova forma de publicidade está apenas disponível na versão para Smart TV´s do Youtube. Isto significa que se usas a plataforma no computador ou smartphone, ainda não encontrarás estas publicidades.
Isto dá a entender que o Youtube está ainda a testar esta abordagem. Aliás, alguns utilizadores de televisões inteligentes referem que ainda não viram este novo tipo de publicidade.
Tal como é dito em plataformas como o Reddit, estas novas publicidades aparecem à direita do vídeo. Um utilizador teve a cortesia de partilhar uma fotografia do momento para que todos possamos visualizar esta nova forma de publicidade.
Abaixo da mesma encontraremos duas opções: "dispensar" ou "saber mais". Vemos ainda, no topo, que esta é uma publicidade patrocinada, o que indica que o anúncio poderá não ser aleatório.
Como seria de esperar, os utilizadores não se mostram muito contentes com este cenário. No Reddit temos utilizadores que questionam mesmo se o Youtube não tem já publicidade que chegue.
Certamente te recordarás que o Youtube lançou recentemente "um ataque" a quem utiliza bloqueadores de anúncios. Uma das estratégias adotadas pela plataforma foi saltar vídeos imediatamente para o fim sem que o utilizador conseguisse ver o seu conteúdo.
Os bloqueadores de anúncios são um dos principais entraves ao retorno financeiro que os anúncios trazem ao Youtube. Segundo o relatório financeiro da Google alusivo ao segundo trimestre de 2024, o Youtube teve uma receita de 8,6 mil milhões de dólares só em publicidade.
Estes valores significam que a plataforma de vídeos terá uma receita anual em publicidades a rondar os 34,4 mil milhões de dólares. Números que mostram que o Youtube é uma máquina de fazer dinheiro para a Google.