Youtube aperta ainda mais o cerco aos bloqueadores de anúncios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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As publicidades são um dos principais meios de subsistência do Youtube. Por isso, a plataforma detida pela Google trouxe recentemente novas regras que limitam a experiência de utilização a todos os que usem bloqueadores de anúncios ou AdBlockers.

Youtube passa a bloquear também apps terceiras que bloqueiem anúncios

Agora, a empresa anuncia novas regras para combater uma tendência crescente desde a implementação das suas novas políticas. O objetivo passa por bloquear aplicações de terceiros que bloqueiem as publicidades apresentadas.

Youtube

Estas plataformas oferecem aos utilizadores um local onde podem ver conteúdo do Youtube sem serem perturbados por publicidade. Um exemplo disso é a aplicação AdGuard.

Portanto, doravante, se tentares ver conteúdo disponível no Youtube através deste tipo de aplicações também encontrarás limitações. Em rigor, verás algumas mensagens de erro ou terás problemas no carregamento dos vídeos.

Os responsáveis pelo Youtube justificam esta medida com o peso que a receita originada pela publicidade tem no suporte à comunidade de criadores de conteúdo. Estes afirmam que aos bloquear anúncios prejudicarás a capacidade de os criadores serem recompensados pelo seu trabalho.

Além disso, o Youtube reafirma que são as publicidades que permitem que a plataforma seja gratuita. Só deste modo é que podem levar o seu conteúdo a milhões de pessoas sem pedir nada por isso.

Apesar destas declarações, não faltam vozes críticas ao modelo de publicidade adotado pelo Youtube. Há quem argumente que o modelo usado pela Google é intrusivo e disruptivo da experiência de visualização.

É também apontada a prevalência de anúncios repetitivos ou conteúdo enganador. São ainda levantadas algumas questões de privacidade devido à existência de publicidades dirigidas.

Seja como for, a Youtube não dá mostras de abrandar o seu combate aos bloqueadores de anúncios. Portanto, se queres continuar a usufruir da plataforma livremente, terás de conviver com publicidades ou comprar uma subscrição Youtube Premium.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.