Se tens menos de 25 anos, muito provavelmente tens o tarifário Yorn X (ou um dos seus concorrentes, WTF e Moche). A oferta da Yorn acaba de se tornar mais interessante, uma vez que passa a ter um novo modelo com 10GB de dados móveis mensais por 4.99 euros à semana.
Para muitos, 5GB já era pouco. Assim, a Yorn deu ouvidos aos clientes a aumentou a fasquia subindo, claro, o preço dessa oferta. Neste momento fica então com os tarifários de 10GB, 5GB e 1GB. Algo que os seus concorrentes não devem demorar muito a acompanhar.
HBO Portugal será gratuito por 6 meses para quem adira ao tarifário
Ademais, entra nesta liga o serviço de streaming HBO Portugal. Nesse sentido, quem tiver o novo tarifário da Yorn pode usufruir de 6 meses gratuitos do novo serviço de streaming. Nos tarifários de 5GB e 1GB, esta oferta é de 3 meses.
Com efeito, a estratégia das operadoras (neste caso da Vodafone) continua a ser a mesma. Existe uma diferenciação entre apps. Além destes 10GB, são disponibilizados 5GB para o Youtube, Netflix e HBO, por exemplo. E ainda mais 10 GB para apps como Facebook, Instagram, Spotify e por aí fora.
No entanto, esta oferta não é a melhor amiga dos clientes. Cada caso é um caso. Mas certamente que seria mais vantajoso que o cliente tivesse, por exemplo, 20 ou 25GB de dados móveis. Sem favorecer esta ou aquela aplicação.
Os preços deste tipo de tarifários continua a subir
Embora exista uma ideia generalizada de que o cliente sai beneficiado neste filme, não é bem assim. Os preços, na realidade, continuam a subir. Já vamos nos 20 euros mensais num tarifário que oferece 10GB de dados móveis (mais os dados que privilegiam certas apps).
Em suma, sem regulação as operadoras continuarão com esta política. Até que ponto beneficia o consumidor é bastante discutível. Certamente que no dia em que passar a existir regulação, os preços irão baixar. E teremos mais GB para poder usar na aplicação que quisermos.
Editores 4gnews recomendam: