A Xpeng vai reforçar a sua presença no mercado automóvel europeu com um novo modelo que está a ser um sucesso de vendas na China: Em causa, o Mona M03 que está já garantido no nosso mercado em 2026.
A garantia foi dada por He Xiaopeng, em declarações à CNBC, no IAA Mobility em Munique. O executivo aproveitou a ocasião para revelar que os planos para a globalização da marca estão a correr muito bem.
"Em 2026, podes esperar o lançamento de uma variedade de produtos Mona nos mercados chinês e europeu, bem como no resto do mundo. Até lá, o que lançaremos serão veículos comprovados e de excelente qualidade."
Linha de carros elétricos acessíveis da Xpeng prestes a chegar à Europa
A linha de produtos Mona representa a oferta de elétricos de entrada da chinesa Xpeng. Esta linha de veículos conta, para já, apenas com o modelo M03, um sedan com tração integral lançado na China em 2024.
O grande atrativo deste veículo é o seu preço equivalente a cerca de 14 300 € na China. Ainda que este valor suba quando chegar à Europa, se ficar abaixo dos 20 000 € será certamente uma proposta muito apelativa.
Devido ao seu baixo preço, o Mona M03 é já um dos veículos mais importantes para a Xpeng. Atualmente, este veículo representa 40% do volume total de vendas da marca, vendendo constantemente cerca de 10 mil exemplares por mês.
Segundo os últimos dados conhecidos, entre janeiro e agosto de 2025, o M03 vendeu 117 443 unidades. Números que espelham o sucesso deste veículo elétrico e o quão ele é importante para a Xpeng.
O Mona M03 chega ao mercado equipado com uma bateria de 62,2 kWh que lhe confere uma autonomia de até 600 km em ciclo CLTC. Trata-se de um carro com tração integral com um motor elétrico de 160 kW.
Xpeng vai abrir uma fábrica em Munique
A expansão da Xpeng no mercado europeu não se fica por aqui. Sabe-se já que a construtora chinesa irá abrir um centro de Investigação de Desenvolvimento em Munique ao abrigo da sua estratégia "Na Europa, com a Europa".
Este centro deverá ter ainda capacidade para produzir localmente os veículos da Xpeng. Essa estratégia visa, entre outras coisas, mitigar as tarifas europeias sobre os carros chineses.