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Xpeng P7 é lançado oficialmente e ultrapassa 10.000 vendas em apenas 7 minutos

O Xpeng P7 foi lançado oficialmente e esgotou mais de 10.000 unidades em apenas 7 minutos. Descobre autonomia, preços e o que faz deste elétrico um rival direto da Tesla.

Xpeng P7
Imgem: Divulgação / Xpeng

A expetativa pela chegada do Xpeng P7 era enorme e não por acaso. Há poucos dias, o aguardado novo modelo da Xpeng ultrapassou o Xiaomi YU7 e bateu o recorde de resistência de 24 horas. E ainda hoje, um vídeo deu-nos um vislumbre da condução autónoma do carro.

Agora, o aguardado Xpeng P7 foi lançado oficialmente… e em apenas 7 minutos, ultrapassou a marca das 10.000 unidades vendidas.

O sedan elétrico chega ao mercado com três versões de autonomia, uma edição especial e uma lista extensa de tecnologias que reforçam a ambição da Xpeng em disputar espaço com os grandes nomes do setor.

Design e aerodinâmica

Xpeng P7
Imgem: Divulgação / Xpeng

Conforme reportou a página chinesa IT Home, o Xpeng P7 destaca-se pelas proporções consideradas “melhores da categoria”: 5.017 mm de comprimento, 1.407 mm de altura, 1.970 mm de largura e distância ao solo de 142 mm.

O sedan elétrico ostenta ainda jantes de 20 polegadas, pneus largos (245 mm na dianteira e 275 mm na traseira) e um índice de arrasto ultrabaixo de 0,201, o que contribui para maior eficiência e desempenho.

XPeng P7
Imgem: Divulgação / Xpeng

O modelo estreia a nova identidade visual XMART FACE, com LOGO luminoso integrado, radar de ondas milimétricas oculto, suporte de matrícula flutuante, espelhos retrovisores minimalistas sem moldura e uma asa traseira elétrica ultrafina.

A pintura BASF Glasurit está disponível em seis cores externas (Starry Green, Starry Purple, Starry Blue, Rhythmic Yellow, Crescent Silver e MSI Gray) e três combinações internas (Deep Space Grey, Elegant Gray e Planet Purple).

Interior tecnológico e luxuoso

XPeng P7
Imagem: captura de ecrã da apresentação do Xpeng P7 / Xpeng

No habitáculo, o Xpeng P7 aposta num “cockpit biónico inteligente e dinâmico”, com destaque para o maior AR-HUD de 87 polegadas do setor, head-up display panorâmico, volante desportivo de pequeno diâmetro, painel de instrumentos imersivo e Touch Pad inteligente.

Os materiais utilizados incluem couro Nappa, microfibra Dinamica e alumínio escovado moiré. Os bancos dianteiros são desportivos e vêm de série com ventilação, aquecimento e massagem. A marca garante também que o P7 pode ser o cupê elétrico com o maior espaço traseiro do segmento, oferecendo conforto superior para os passageiros.

Xpeng P7 interior
Imgem: Divulgação / Xpeng

Em termos de entretenimento, o sedan elétrico é equipado com 23 altifalantes personalizados HIFI, compatíveis com som panorâmico AI de 7.1.4 canais. Os modelos de topo incluem ainda portas de sucção elétrica silenciosas, vidro laminado de dupla camada e espelho retrovisor digital de 9 polegadas.

Potência e desempenho

Xpeng P7 exterior
Imgem: Divulgação / Xpeng

A nível mecânico, o novo Xpeng P7 utiliza arquitetura elétrica de motor central, suspensão dianteira em alumínio de duplo braço, suspensão traseira multibraços e suspensão a ar de câmara dupla. A distribuição de peso é de 50:50 e o centro de gravidade de 440 mm coloca-o próximo de supercarros.

O sedan elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, atinge velocidade máxima de 230 km/h e oferece potência de até 593 cv. Em testes, registou desempenho notável: passou a prova do alce a 90 km/h e travou de 100 a 0 km/h em apenas 33,16 metros.

Carregamento ultrarrápido

Xpeng P7 bateria
Imagem: captura de ecrã da apresentação do Xpeng P7 / Xpeng

Com a bateria 5C Supercharge AI, o Xpeng P7 consegue recuperar 525 km de autonomia em apenas 10 minutos. A carga rápida de 10 a 80% numa estação de 180 kW demora 22,5 minutos. O consumo energético médio é de 12 kWh/100 km e a autonomia máxima chega aos 820 km.

Inteligência artificial e condução autónoma

Xpeng P7 condução autónoma
Imagem: captura de ecrã da apresentação do Xpeng P7 / Xpeng

Em termos de inteligência, o sedan vem equipado com três chips de IA Turing, oferecendo 2250 Tops de poder computacional. O sistema de condução assistida VLA consegue lidar com cenários complexos como poças de água, deteção de peões e pontos cegos de autocarros, adaptando a velocidade e aplicando travagem preventiva quando necessário.

O VLA funciona sem depender da nuvem, garantindo autonomia total em estradas, cidades e parques subterrâneos. Além disso, o sedan oferece co-condução homem-máquina até 130 km/h e estacionamento automatizado.

Versões, preços e autonomia

O novo Xpeng P7 está disponível em três configurações principais e numa edição especial Pengyi, todas equipadas com arquitetura de 800V e bateria 5C:

  • Versão de longo alcance (702 km): 219.800 yuans (cerca de 26.406 euros)
  • Versão de ultra longo alcance (820 km): 239.800 yuans (cerca de 28.809 euros)
  • Versão de alto desempenho AWD (750 km): 259.800 yuans (cerca de 31.212 euros)
  • Pengyi Ultra AWD (edição especial): 301.800 yuans (cerca de 36.258 euros), com acabamento em fibra de carbono, assento de passageiro com gravidade zero de série por tempo limitado e jantes forjadas de 21 polegadas a preço reduzido.
Xpeng P7
Imgem: Divulgação / Xpeng

Impacto no mercado

Com preços entre 219.800 e 301.800 yuans, o Xpeng P7 alia autonomia de até 820 km, carregamento ultrarrápido e um pacote tecnológico robusto. O arranque fulminante nas vendas mostra que a marca chinesa está pronta para desafiar Tesla, BYD e outras gigantes do mercado elétrico.

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Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.
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