
Mais de 12.500 pedidos confirmados em menos de uma hora após o seu lançamento. E destes, a esmagadora maioria foi diretamente para o topo de gama. É oficial, o aguardado XPeng MONA M03 Max foi lançado. E a boa notícia é que os novos carros também chegarão ao mercado global — e isso deve incluir Portugal.
O interesse pelos novos modelos XPeng não é por acaso, afinal, quem não gostaria de obter recursos avançados de assistência ao condutor em veículos elétricos com preços abaixo de 150.000 yuans (cerca de 18.477 euros)?
Versão Max domina pedidos e surpreende no preço final

Dos mais de 12.566 pedidos registados logo após a abertura, 83% foram para a versão Max e apenas 17% para a Plus. Isto aconteceu mesmo com uma das versões Plus a oferecer mais autonomia.
Preço na China
Versão | Autonomia | Preço final | Aproximado em € |
---|---|---|---|
Max (de entrada) | 502 km | ¥129.800 | ~15.989 euros |
Max | 600 km | ¥139.800 | ~17.221 euros |
Long Range Plus | 515 km | ¥119.800 | ~14.757 euros |
Ultra-Long Range Plus | 620 km | ¥129.800 | ~15.989 euros |
Porque é que há preferência pelo modelo Max, mesmo com uma das versões Plus a ter mais autonomia? Provavelmente pela combinação de design diferenciado e tecnologia avançada de condução assistida das versões Max.
Condução assistida urbana sem mapas e IA de ponta a ponta

É aqui que o MONA M03 Max realmente se destaca. De acordo com a XPeng, o MONA M03 Max é o único veículo com preço inferior a 200.000 yuans (cerca de 24.636 euros) que oferece funcionalidades de condução assistida em áreas urbanas e rodoviárias. O pacote tecnológico do carro inclui:
- Condução assistida: tanto em cidade como em autoestrada, recorrendo ao sistema NGP (Navigation Guided Pilot), sem necessidade de mapas pré-carregados.
- Permite estacionamento em espaços reduzidos: apenas 30 cm
- Alertas de segurança ao abrir as portas
- Plataforma de computação de 508 TOPS: suportada por um modelo de IA "end-to-end", ou seja, um sistema que analisa tudo, do input à ação, sem depender de módulos separados.
- 2 unidades de processamento Nvidia Orin
- 3 radares de ondas milimétricas
- 12 câmaras externas
A versão Max de 502 km vem equipada com um motor de 140 kW (225 Nm), enquanto a de 600 km sobe para 160 kW (250 Nm). Ambas usam baterias LFP — 51,8 kWh e 62,2 kWh, respetivamente — e contam com tração dianteira.
Interior exclusivo, design futurista e personalização a sério

A linha Max aposta em diferenciação com 3 novas cores (roxo stardust, cinzento-lua pálido e ciano star rain), somando agora 6 tons disponíveis. Há ainda mais de 50 designs oficiais de envelopamento para quem quiser destacar-se.
O visual inclui faróis em T, grelha ativa, maçanetas embutidas e jantes aerodinâmicas de 18 ou 19 polegadas. Por dentro, o M03 Max apresenta um interior em roxo e uma assinatura visual exclusiva: uma barra de luz azul na dianteira que só os modelos Max têm.
A caminho do mercado global
Durante o evento de apresentação, o CEO da XPeng, He Xiaopeng, deixou claro que a série MONA não vai ficar confinada ao mercado chinês, conforme reportou a página CarNewsChina.
Estão previstas versões com volante à esquerda e à direita e motores EV e EREV, tudo com o objetivo de posicionar a XPeng num patamar onde a tecnologia e a inovação superam a guerra de preços.
Vale lembrar que a XPeng já está presente em Portugal, então fica a expectativa para que o M03 Max venha a marcar a democratização da condução assistida avançada por cá também.
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