
A Xiaomi atingiu recentemente o recorde de 500 000 carros elétricos em produção. E dados recentes de outubro de 2025 revelam que o SUV Xiaomi YU7 superou as entregas do Tesla Model Y na China, segundo o CarNewsChina. É algo importante para um veículo que está no mercado há poucos meses.
Xiaomi YU7 já acumula 70 000 unidades nas estradas
A Xiaomi entregou um total de 48 654 veículos em outubro, com o modelo YU7 a representar uma parte importante com 33 662 unidades. Este volume de vendas permitiu ao SUV chinês ultrapassar o líder de longa data da Tesla no mercado doméstico. Desde que as entregas começaram em julho, o YU7 já acumula mais de 70 000 unidades nas estradas
O veículo utiliza uma arquitetura avançada de 800V e oferece várias opções de motorização. A versão base de tração traseira debita 235 kW e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,88 segundos. No entanto, é nas versões de tração integral que o desempenho impressiona. O modelo de topo atinge uns massivos 508 kW (cerca de 680 cv) e 866 Nm de binário, e vai até aos 100 km/h em apenas 3,23 segundos.

Muita autonomia e carregamento rápido
A autonomia e o carregamento são outros trunfos. Está equipado com baterias que variam entre 96,3 kWh e 101,7 kWh, pelo que promete autonomias de até 835 km (no ciclo chinês CLTC). Mais impressionante é a velocidade de carregamento da versão Max, que suporta taxas de 5.2C. Na prática, isto permite carregar de 10% a 80% em apenas 12 minutos, ou adicionar 620 km de autonomia numa paragem de 15 minutos.
Para além da potência, a Xiaomi está a apostar forte na segurança através de software. A nova atualização HyperOS 1.11 traz o sistema Xiaomi HAD Enhanced, que inclui travagem automática de emergência a baixas velocidades (até 1 km/h) para evitar toques em estacionamento e um assistente de direção de emergência que pode desviar o carro autonomamente a velocidades de autoestrada para evitar colisões.
Consumidores portugueses terão de esperar
Embora o sucesso na China seja inegável, os consumidores portugueses terão de ter paciência. Os planos de expansão global da Xiaomi indicam que os seus carros elétricos, onde poderá estar incluído este YU7, só deverão chegar oficialmente ao mercado europeu em 2027. Até lá, a marca continua a afinar a máquina e a lançar edições especiais, como a recente "Crystal Purple", para manter o interesse em alta.
Agora que a Xiaomi até já está a ganhar dinheiro com os seus carros elétricos, tudo ficará mais fácil.
