"Wearables", a nomenclatura dada aos acessórios inteligentes que utilizamos, por exemplo no nosso pulso. Desde relógios inteligentes (smartwatches) às pulseiras inteligentes (smartbands). A pouco e pouco estes acessórios ou gadgets tornaram-se populares e é construtora chinesa Xiaomi que lidera este mercado, bem à frente da Apple e da Fitbit.
Vê ainda: strategyanalytics e para o estado deste mercado.
Mercado de Wearables abrandou, Xiaomi domina com Fitbit e Apple em 2º e 3º lugar
Neste segundo trimestre fiscal que terminou no último dia de junho, a Xiaomi subiu ao pódio tendo reclamado para si o 1º lugar que pertencia à Fitbit. Mais do que nunca os wearables da Xiaomi chegaram aos consumidores e acabaram por destronar a Fitbit que durante o ano passado ocupava o lugar cimeiro.
Agora, a Fitbit registou uma queda acentuada no seu market share (quota de mercado), caindo para 15.7% quando anteriormente tinha uns generosos 28.5% de quota de mercado. Por sua vez a Xiaomi viu a sua quota de mercado a subir de 15% para 17.1% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2017, valor que lhe valeu a liderança do mercado de wearables.
Note-se que a Fitbit é conhecida pelos seus wearables dedicados aos fitness, os fitness trackers e apesar de também estar agora a trabalhar num relógio inteligente este está longe de ser um sucesso. A empresa recentemente teve que despedir 110 funcionários e está a braços com vários processos judiciais de caráter indemnizatório.
Apple vendeu 1 milhão de Apple Watch's
Por outro lado, a Apple registou também um forte aumento da sua quota de mercado vendo este valor a aumentar 44% face ao primeiro trimestre do ano, passando de 9% para 13%.
Aproveitando-se da queda da anterior líder, tanto a Apple como as restantes marcas viram as suas quotas de mercado a subir significativamente. Em seguida, a tabela de dados da strategyanalytics.
Como foram as vendas de Wearables?
Converter estas quotas de mercado para vendas é uma tarefa fácil. A líder Xiaomi vendeu cerca de 3.7 milhões de wearables durante o último trimestre. Por seu lado a Fitbit conseguiu vender 3.4 milhões de fitness trackers durante o mesmo período, uma queda face aos 5.7 milhões de wearables registados no primeiro trimestre do ano.
Em seguida temos a Apple que vendeu 1 milhão de Apple Watch's entre abril e junho de 2017. Note-se o aumento de 1.8 para 2.8 milhões de unidades vendidas desde o início deste ano. As restantes marcas também registaram um aumento considerável no número de unidades vendidas durante este período como pode ser visto na tabela acima.
Trunfo da Xiaomi e Fitbit são os fitness trackers
De acordo com o senhor Cliff Raskind, diretor da agência Strategy Analytics a Apple perdeu para a Xiaomi neste último trimestre devido à ausência de fitness trackers de Cupertino.
Contudo, afirma ainda que a próxima Series 3 do Apple Watch deverá reforçar este quesito e dar à Apple as armas de que necessita para competir diretamente com a Fitbit e Xiaomi. Esperemos por setembro para conhecer as novas apostas da Apple neste segmento de mercado.
Por último foram vendos mais de 21.6 milhões de wearables durante o último trimestre fiscal, um aumento de 8% face ao valor registado no mesmo período de 2016.
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E tu, tens algum wearable da Apple, Xiaomi ou Fitbit?
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