Autonomia de até 18 dias
Os rumores já sugeriam que o novo Watch 5 podia ser o wearable mais sofisticado da Xiaomi até ao momento e a sua apresentação oficial confirmou-o. O dispositivo chega com o processador Snapdragon W5 que lida com tarefas de alto desempenho e com o chip de baixo consumo BES2800 para gestão de operações em segundo plano e monitorização de saúde.
Graças ao trabalho conjunto destes dois chips, o Watch 5 fornece uma autonomia de bateria de até 6 dias em utilização típica e de até 18 dias com o modo de poupança de energia ativado.
O novo smartwatch está também equipado com suporte para eSIM. Tal significa que pode fazer uma série de tarefas – chamadas telefónicas e envio de mensagens de texto – sem necessitar do smartphone emparelhado.
A Xiaomi incluiu neste modelo uma loja de aplicações, na qual os utilizadores podem selecionar apps de redes sociais, atividades físicas, navegação, entre outras. O Watch 5 está igualmente preparado para fazer pagamentos via WeChat.
Saúde, desporto e controlo por gestos
Uma das grandes novidades do Watch 5 é o sensor EMG, capaz de detetar sinais elétricos dos músculos. E, graças a este sensor, o novo smartwatch deteta e reconhece gestos para atender chamadas, dispensar alarmes e controlar dispositivos conectados.
Na saúde, o modelo faz monitorização do batimento cardíaco, oxigenação no sangue, avaliação do sono, dos níveis de stress, entre outros parâmetros. Inclui ainda modo ECG com leituras a cada 30 segundos e relatórios detalhados.
Para o desporto dispõe de mais de 150 modos, com orientação animada em 3D de exercícios e contagem automática de repetições em ambiente ginásio. Para atividades ao ar livre fornece mapas offline, navegação por rotas e assistência para regresso ao ponto de partida em caminhas e corridas em trilho.
O Xiaomi Watch 5 foi agora disponibilizado no mercado chinês, sendo por agora um exclusivo desse país. Infelizmente, a marca não avançou informações sobre a sua disponibilização a nível global.

