Xiaomi voltará a utilizar processadores MediaTek nos seus smartphones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A MediaTek apresentou hoje o seu primeiro processador da nova linha Helio G, que são os primeiros processadores concebidos a pensar no mundo gaming. Não demorou muito tempo para sabermos qual a fabricante que irá estrear o novo Helio G90T.

Pouco tempo após terminar a apresentação, a Xiaomi publicou através da sua conta no Twitter (@XiaomiMiIndia), uma imagem que confirmou as suspeitas. A fabricante chinesa será a primeira a lançar um smartphone equipado com o novo processador, ainda que não se saiba quando é que isso deverá acontecer.

Historial da Xiaomi e os processadores da MediaTek

Os processadores da MediaTek nunca conseguiram conquistar os utilizadores de smartphones Android, sendo sempre 'olhados de lado'. No entanto, a Xiaomi é uma das fabricantes que sempre continuou a utilizar chips produzidos pela empresa, mas nos seus smartphones gama baixa.

Sem dúvida, os preços mais acessíveis praticados pela empresa acabam por revelar-se cruciais para que os seus smartphones budget tenham um preço extremamente acessível.

Ainda não sabemos qual será o smartphone a chegar equipado com este novo processador, mas será garantidamente o primeiro smartphone gama-média da Xiaomi a chegar com um processador MediaTek.

Helio G90T quer ser o processador de referência nos smartphones gama-média

O lançamento desta nova linha de processadores gaming é muito provavelmente uma das melhores estratégias da MediaTek. Além de conseguir preencher uma lacuna no mercado de processadores para smartphones, acaba por não enfrentar diretamente a sua eterna rival, Qualcomm.

Relembro que recentemente foi lançado o Snapdragon 855+, destinado aos smartphones gaming topo de gama. Assim, o Helio 90T consegue evitar um confronto que dificilmente ganharia, sendo destinado a smartphones gama-média.

Desenvolvido utilizando um processo de 12nm, chega com núcleos Cortex-A76 e Cortex-A55, assim como o processador gráfico Mali-G76. Uma coisa é garantida, as capacidades deste processador são impressionantes. Resta-nos esperar pelos primeiros testes de performance.

O MediaTek Helio G90T suporta até 10GB de memória RAM e sensores fotográficos de até 64 megapixels. Além disso, permite a gravação de vídeo em até 240 fps.

Funcionalidades dedicadas à experiência Gaming

O novo processador gaming da MediaTek chega com a nova tecnologia Hyperengine. Como seria de esperar, vai ser responsável pela gestão inteligente de todos os recursos do smartphone, focando-se na optimização da performance de jogos.

Além disso, vai conseguir realizar a ligação a duas redes WiFi em simultâneo, tendo também a capacidade de alternar entre as duas redes, sempre que detetar uma redução na performance. Por fim, o processador vai trazer integrada uma nova tecnologia de rápida resposta, que promete melhorar consideravelmente a sensibilidade dos controlos no ecrã.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Black Shark 2 Pro é oficial e chega com um preço inacreditável!
  • Nintendo Switch ganha versão não-oficial do Android
  • Fortnite: campeão do Mundo tem apenas 16 anos e ganhou 3 milhões de dólares!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.