Os últimos tempos têm sido bastante complicados para a Xiaomi. Prova disso mesmo é a queda abrupta das vendas nos seus carros elétricos (VEs), que já se verifica há três semanas seguidas, segundo dados da Associação de Concessionárias de Automóveis da China.
Como explica a Car News China (CNC), entre as semanas 16 e 19 de 2025, a média de vendas baixou das 7.200 para as 5.200 unidades. No caso particular do Xiaomi SU7, as vendas semanais deram um “tombo” das 6.700 para as 4.700 unidades.
“O período mais difícil” de sempre: diz o CEO da Xiaomi
Perante a situação atual da Xiaomi, quem se mostra bastante preocupado é o próprio CEO da marca. No entender de Lei Jun, a gigante tecnológica vive agora “o período mais difícil desde a fundação da Xiaomi”. A afirmação foi proferida na rede social Weibo.
Face aos acontecimentos recentes, pode dizer-se que o declínio de vendas da Xiaomi, no setor automóvel, tem a ver com uma queda de confiança no trabalho da marca. Isto porque, recentemente, houve várias polémicas associadas.
Em baixo, enumeramos-te as principais causas recentes de polémica em torno da Xiaomi.

1. Limitação de potência no SU7 Ultra
A Xiaomi lançou o SU7 Ultra em fevereiro de 2025. Um dos grandes destaques acerca do automóvel foi a sua potência de 1548 cavalos. Sem aviso prévio, a Xiaomi tomou a decisão de fazer uma atualização, onde esta potência é reduzida para 900 cavalos.
Na prática, os utilizadores só poderiam desbloquear o valor máximo de potência, no caso de atingirem algumas métricas específicas. Antes de lançar, a Xiaomi dizia que o carro atingia os 350 km/h.
2. Capô opcional de fibra de carbono
Também gerou algum incómodo o capô opcional da Xiaomi de fibra de carbono. Desde logo, por ser um acessório muito caro, com valores bem acima dos 5000 euros. Depois, foi anunciado como tendo um duplo compartimento de ar, capaz de direcionar o fluxo de ar para os cubos das rodas para resfriamento.
O problema é que os proprietários que compraram esse acessório concluíram que, afinal, não era bem assim. Ou seja, a publicidade da Xiaomi não estaria a ser fidedigna à realidade.
3. Problemas de segurança
Para além das duas razões principais e mais recentes que já foram mencionadas, a segurança também pode eventualmente ser uma preocupação. Isto porque, como relata a CNC, deu bastante que falar, na China, um acidente fatal a envolver um SU7 Ultra.
Supostamente, este conduzia a alta velocidade e não conseguiu travar a tempo de evitar o pior.
Resta esperar para ver se a tendência é a desconfiança nos carros da Xiaomi ser acentuada, ou se a marca consegue dar a volta à situação.