Xiaomi vai ter funcionalidade na MIUI para te proteger contra roubos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As fabricantes Android tardam em ter nos seus equipamentos ferramentas que permitam protegê-los no caso de estes serem roubados ou perdidos. Nesse aspeto, com a funcionalidade ‘Encontrar’, a Apple continua a ser a referência.

Numa descoberta da MIUIes, sabe-se agora que a Xiaomi se prepara para implementar uma funcionalidade nos seus smartphones para os proteger contra roubos. Tudo vai mudar quando o cartão do teu equipamento for retirado.

Retirar o cartão SIM do teu Xiaomi pode colocar o smartphone em modo 'perdido'

Até agora, se o cartão SIM do teu equipamento Android for retirado pode ser o fim da linha no que diz respeito a recuperá-lo. Mas com esta funcionalidade, quem retirar o cartão terá de mostrar que sabe o código de desbloqueio.

Como podes ver na imagem partilhada, se o teu smartphone estiver bloqueado e lhe for retirado o cartão SIM, começará a vibrar durante 30 segundos. A partir daí terá de ser confirmado o código nesse tempo, ou o modo “perdido” será ativado.

Dessa forma, será teoricamente impossível aceder aos dados ou utilizar o equipamento. E isto é válido, mesmo que seja feita uma tentativa de reposição de fábrica, que não dará resultados.

Segundo o que revela esta fonte, a funcionalidade foi encontrada na versão 21.10.14 da versão Beta da ROM chinesa da MIUI. Pelo que o mais certo será só chegar a todos os utilizadores na MIUI 13 em 2022.

O que fica por esclarecer é se continuará a ser possível ao dono do smartphone encontrar o equipamento desta forma. Embora em caso de roubo este possa ficar inutilizável para o ladrão, encontrá-lo será sempre o mais importante.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oficial: Xiaomi Redmi Note 11 já tem data de apresentação (e design confirmado)
  • Este novo Xiaomi é o mais vendido na Amazon graças a um grande desconto
  • Facebook quer mudar nome da empresa e o anúncio pode ser feito em breve
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.