Se tens um telemóvel da Xiaomi, é bem possível que estejas farto de ver anúncios que aparecem de forma sistemática no teu telemóvel. Ninguém gosta disso e a marca está ciente disso, pelo que poderá inverter a situação.
Como refere a Android Authority, as coisas até já foram bem piores. Tanto assim é que, nos últimos tempos, a Xiaomi tem resfriado essa carga de anúncios, face a anos anteriores. Ainda assim, é sempre uma situação chata e que poderá estar em vias de resolução.
Há um botão que poderá servir para eliminar anúncios nas apps do sistema
Quem o sugere são os vazadores de informações SmartPrix e Yogesh Brar. Estas fontes geralmente confiáveis descobriram um suposto botão em que a marca chinesa estará a concentrar os seus esforços.
O botão referido deverá servir para dizer “não” a anúncios do sistema HyperOS Android. A imagem abaixo, publicado pelo próprio Smartprix, sugere-te que há uma funcionalidade de anúncios em sistemas de aplicações.
Ao ver as opções que este te permite, salta-te logo à vista a possibilidade de ativar ou desativar este tipo de notificações. Outra das opções permite-te ver as apps relacionadas para veres as fontes de anúncios indesejados.
“Ativa este recurso para que comeces a ver um número de anúncios reduzido nas aplicações do sistema. Estes anúncios ajudam-nos a desenvolver e a melhorar os nossos produtos. Podes escolher desligar a ferramenta sempre que quiseres” - pode ler-se na imagem divulgada.
Não se sabe quando o recurso chegará ao público geral
Escusado será dizer que, a confirmar-se, seria algo que os utilizadores veriam com bons olhos. Se tens um Xiaomi, a probabilidade de usares, por hipótese, a aplicação de música e seres incomodado com anúncios que não queres ver é muito alta.
À luz do que é referido pela mesma fonte de informação, estará a ser feito um teste num Xiaomi 13 Pro. Contudo, ainda não sabemos quando é que a ferramenta chegará ao grande público. Por isso, o melhor, até para evitar expectativas irreais, é não contares com a funcionalidade tão cedo.
A Android Authority, uma fonte de referência em assuntos Android, tentou contactar a Xiaomi sobre o assunto. No entanto, a marca ainda não se pronunciou sobre a veracidade dos rumores.