Xiaomi vai desafiar Qualcomm e MediaTek com o seu processador

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi tem em mãos um novo projeto que irá desafiar outras grandes empresas como a Qualcomm e a MediaTek. Segundo novos rumores, a tecnológica chinesa está a desenvolver o seu próprio processador para smartphones.

Esta não é a primeira vez que a empresa se posiciona neste mercado. Aliás, a tecnológica chegou a desenvolver o seu SoC Surge S1 e a colocá-lo em alguns dos seus smartphones. Todavia, nunca chegamos a ver o seu sucessor.

ARM é a parceira da Xiaomi nesta aventura

Agora, tudo indica que a Xiaomi está decidida a apostar novamente no mercado de processadores. Quem o afirma é o próprio CEO da MediaTek, Rick Tsai, tal como aponta um relatório da Counterpoint Research.

Xiaomi 14

Segundo o executivo, a Xiaomi está a trabalhar com a ARM neste projeto. Isto significa que o novo processador da Xiaomi deverá usar núcleos da empresa britânica, mas há muito mais para fazer até colocar um SoC no mercado.

A Xiaomi terá de encontrar ainda uma parceira capaz de efetuar a fabricação deste componente. Recorde-se, por exemplo, que a Apple delega essa tarefa para a TSMC, ao passo que a Qualcomm já trabalhou com a Samsung e com a TSMC.

Segundo os rumores, a Xiaomi só terá entrado neste projeto porque a Oppo desistiu do desenvolvimento do seu processador. A tecnológica chinesa também colaborou com a ARM para o desenvolvimento do seu próprio SoC, contudo, esse projeto acabou por ser abandonado.

Foi em 2022 que surgiram os primeiros rumores a dar conta da parceria entre a Oppo e a ARM. Contudo, em 2023, a primeira encerrou os seus esforços neste capítulo em razão do abrandamento do mercado global de smartphones.

Com o término desta parceria, a ARM viu-se disponível para abraçar um novo projeto semelhante. Ao que tudo indica, a Xiaomi foi a parceira escolhida, embora ainda nenhuma das empresas tenha confirmado esta colaboração.

Tal como aponta Parv Sharma, analista sénior da Counterpoint Research, este é um projeto complexo e há uma tendência de algumas empresas em delegar a terceiros este processo. Com efeito, veremos se é desta que a Xiaomi irá conseguir desenvolver um SoC capaz de concorrer com os principais nomes do mercado.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.