A Xiaomi usou – alegadamente por acidente – anúncios da Apple para promover os Mimojis no seu site. A página de produto do novo Xiaomi Mi CC9 mostrava o anúncio com o avatar do músico Khalid a cantar a música “Talk”. Este mesmo anúncio foi feito pela Apple em fevereiro.
O anúncio foi também descoberto nos sites de retalhistas JD.com e Suning, acompanhado do logo oficial dos Mimojis. De acordo com Xu Jieyun, diretor geral da Xiaomi, tudo se tratou de um acidente, já que o staff da empresa “carregou o conteúdo errado acidentalmente”.
Xiaomi foi acusada de plagiar a Apple com os Mimojis
Os Mimojis foram, aquando do lançamento da versão renovada, caracterizados como plágio do produto da Apple. A Xiaomi apressou-se a vir dizer que o funcionamento dos dois produtos é diferente, e que as comparações acontecem por ambos serem baseados na palavra emoji.
A Xiaomi já veio entretanto pedir àqueles que a acusam de plágio que apresentem provas. A desculpa de que se trata de carregamento de conteúdo errado é claramente inaceitável, mas a verdade é que a Xiaomi não deve ter problemas legais com esta prática.
Apple não possui patente dos Memojis
A Apple não possui qualquer patente para este conceito de avatares de realidade aumentada. Ou seja, qualquer empresa pode usar o conceito, mesmo sendo acusada de copiar. Embora legalmente a Apple não possa fazer nada sobre o assunto, o vídeo original não deixa dúvidas.
O que são os Mimojis e Memojis
Os Memojis (Apple) e Mimojis (Xiaomi) são avatares de realidade aumentada que os utilizadores podem personalizar para que se pareçam o mais possível com estes. Tal como os originais Memoji (lançados em conjunto com o iPhone X em 2017), a nova versão dos Mimoji também permite aos utilizadores “entrarem” em pinturas famosos.
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