Xiaomi ultrapassa as expetativas de venda de carros em 2024

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi é sobretudo associada a equipamentos de eletrónica de consumo, mas a sua presença no mercado automóvel começa também a dar que falar, sobretudo pelo ‘hype’ que os seus carros elétricos têm gerado.

Prova desse cenário são as vendas de VE deste fabricante chinês em 2024 que, de acordo com dados do China Automotive Digital Research Institute (CAERI), ultrapassaram as expectativas planeadas.

Claro que a Xiaomi está ainda longe dos lugares de topo dos fabricantes chineses, em termos de vendas, mas os números alcançados sugerem que o ‘negócio’ dos carros elétricos começa a ser interessante.

Meta de 300 mil veículos

Xiaomi ultrapassa as expetativas de venda de carros em 2024
O SU7 é o primeiro carro elétrico da Xiaomi, que vendeu 130 mil unidades em 2024.
Imagem: Xiaomi

Tendo como base os dados revelados pelo CAERI, o site XiaomiTime destaca os três fabricantes chineses que entregaram mais carros elétricos em 2024, face às expectativas anunciadas por cada uma destas marcas no início desse ano.

A Leapmotor foi a que atingiu os melhores resultados, vendendo 293 mil carros, ou seja, 117.5% dos veículos inicialmente previstos para 2024. Segundo a mesma fonte, para 2025 a empresa aumentou os seus objetivos para meio milhão de veículos elétricos a vender.

A Xiaomi Auto surge em segundo lugar em relação às vendas de VE concretizadas, em comparação com as previsões anunciadas no início de 2024. No ano passado o fabricante vendeu cerca de 130 mil carros elétricos, o que corresponde a 103.9% das expectativas definidas no início desse ano.

Para 2025 a empresa pretende mais que duplicar essas vendas, fixando nas 300 mil as unidades de VE que pretende entregar.

O terceiro fabricante chinês a ultrapassar as suas expectativas em 2024 foi a Ideal Auto. As vendas de carros elétricos apenas representaram 100,1% das previsões, mas foi mesmo o maior volume de vendas registado na lista do CAERI – mais de 500 mil carros. Para 2025 a Ideal pretende chegar aos 700 mil VE vendidos.

Os dados da CAERI revelam ainda os fabricantes que não atingiram os seus objetivos, com destaque para três: a Zeekr, com 222 mil carros vendidos (96,6% das previsões); a Xiaopeng Motors, com 190 mil VE (95%); e a DEEPAL, que vendeu 243 mil carros (87,1% dos objetivos).

Eis o quadro completo com os dados de vendas publicado pela CAERI:

Xiaomi ultrapassa as expetativas de venda de carros em 2024
Imagem: China Automotive Digital Research Institute, via XiaomiTime
Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.