A Xiaomi domina atualmente o segmento de smartphones 5G na Europa de acordo com os dados da agência de análise de mercado Strategy Analytics. De acordo com esta fonte vemos, com efeito, a fabricante chinesa a ultrapassar tanto a Apple como a Samsung, a líder global no mercado mobile.
Em causa está o volume de smartphones 5G vendidos no terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro) na região europeia. É uma importante conquista para a fabricante liderada por Lei Jun e bom augúrio para os planos da marca laranja daqui em diante.
Xiaomi é a nova rainha dos smartphones 5G na Europa
A equipa da Xiaomi tem motivos para celebrar. A fabricante chinesa conseguiu arrecadar uns impressionantes 41,8% de quota de mercado no segmento de smartphones 5G na Europa, colocando-se assim confortavelmente em primeiro lugar.
Segundo as métricas fornecidas pela Strategy Analytics, a fabricante chinesa isolou-se não só da Samsung, como também da Apple ao colocar mais produtos e telefones 5G no mercado. Aliás, remeteu a Samsung para terceiro lugar nesta ótica de mercado.
Em segundo lugar temos assim a Apple graças à geração iPhone 12, apresentada em setembro de 2020 com suporte para as redes móveis 5G. O seu sucesso na Europa também ajudaria a empurrar a Samsung para uma terceira posição.
A "prata" foi arrecadada pela gigante de Cupertino que, partindo do 0, granjeou 26% de quota de mercado neste segmento graças. O "bronze" foi para a Samsung com 11,5%, caindo este trimestre face aos 34,3% registados no período homólogo de 2020.
Realme é outra das boas surpresas no mercado europeu de smartphones 5G
A Realme é outras das fabricantes em rápido crescimento na Europa. Trata-se de uma sub-marca da OPPO, com relativa independência operacional, responsável por alguns dos melhores telemóveis 5G a bom preço atualmente no mercado.
Prova viva dessa premissa é o smartphone Realme Narzo 30 5G, disponível desde 186,15 € na Amazon.ES à data de redação deste artigo. São produtos como este que a ajudaram a tornar-se numa marca de referência no segmento custo / benefício em 2021.
Por outro lado, vemos a OnePlus em decrescendo neste importante segmento de smartphones. Note-se, contudo, que esta sub-marca da OPPO se especializa no segmento premium, portanto, com um público-alvo mais restrito.
Fabricantes chinesas dominam o mercado de smartphones 5G
A ilação que daqui podemos retirar é o visível poderio chinês neste segmento de mercado. Sendo o 5G o futuro dos nossos smartphones e das redes móveis também em Portugal - em detrimento dos atrasos sucessivos da ANACOM e respetivo leilão 5G - é ponto assente que esta é uma das grandes revoluções do setor.
Posto isto, vemos uma dominância de marcas sediadas na China, sendo a Xiaomi o exemplo perfeito disso mesmo. Há, também uma nota positiva a ser dada à Apple, especializada no segmento premium.
Por outro lado, vemos a Samsung, marca líder no mercado global de smartphones, a ficar para trás neste segmento que representa o futuro. Poderá a fabricante sul-coreana inverter esta tendência e competir com as margens da Xiaomi e Realme?
Editores 4gnews recomendam:
- Google Pixel 6: eis as melhores imagens do smartphone mais aguardado
- 12 jogos e apps temporariamente gratuitos na Google Play Store para Android
- Google Pixel 6: preço, especificações e grande oferta na Europa confirmados