Os problemas das versões chinesas
Agora que sabemos que a versão europeia do Xiaomi 17 pode ter uma bateria mais pequena, existe a tentação de comprar o modelo chinês online. Mas atenção que tal pode trazer vários desafios.
Os telefones Xiaomi na sua versão chinesa podem não suportar alguns idiomas – o português, por exemplo – além de o software poder funcionar de forma diferente.
Mais: podes também não ter acesso ao universo Google. Recorde-se que no mercado chinês, a gigante de pesquisa não está implementada nos telefones como acontece na Europa. Por isso, é melhor verificares que a versão do telefone pretendido é mesmo global.
Verificação através do selo CE
A verificação mais simples de ser feita é através do selo CE. Se o telefone tiver, no seu painel traseiro, o logótipo do selo CE é porque preenche os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental da Europa.
Nesse sentido, este selo funciona como uma certificação de que a versão para a qual estás a olhar é global e tem mais idiomas, serviços Google e o software que já conheces bem.
Verificação através da HyperOS
Também podes fazer a verificação através da interface HyperOS. Neste caso, tens de ter já o telefone nas tuas mãos. Mas havendo um período previsto de devolução, caso seja necessário, podes recorrer a este método.
No menu definições, consulta a opção dedicada ao software. É aí que encontras o número da versão HyperOS que o telefone está a usar. A informação será algo como OS1.06.0.UKW EU XM. Se o teu telefone tiver a designação EU (União Europeia) antes do final XM, estás perante uma versão global do equipamento.
Caso tenha a designação CN é uma versão chinesa. Saliente que as iniciais IN representam a Índia e RU a Rússia.
Verificação através do número do modelo
Também com o telefone nas mãos, podes fazer a verificação através do número de modelo. Mais uma vez, navega até ao menu definições e seleciona a opção sobre o telefone.
Nesta opção encontras o número de modelo, com o último caractere a indicar a região. Por exemplo, está escrito algo como 2211133G; este “G” refere-se a global. Se tiver um “Y” é uma versão internacional, o que também te permite usar o software e serviços Google na Europa.
Mas se tiver um “C”, é uma versão chinesa, assim como se tiver um “I” ou um “J”, estás perante versões indianas ou japonesas, respetivamente.