Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi: truques para descobrires se o teu telefone é uma versão global ou chinesa

Compras online significam que não podes colocar as mãos no telefone no ato de compra. No caso dos modelos das marcas chinesas, isso pode ter consequências no software. Vê aqui como verificares se o teu Xiaomi é ou não uma versão global.

HyperOS num smartphone Xiaomi

Os problemas das versões chinesas

Agora que sabemos que a versão europeia do Xiaomi 17 pode ter uma bateria mais pequena, existe a tentação de comprar o modelo chinês online. Mas atenção que tal pode trazer vários desafios.

Os telefones Xiaomi na sua versão chinesa podem não suportar alguns idiomas – o português, por exemplo – além de o software poder funcionar de forma diferente.

Mais: podes também não ter acesso ao universo Google. Recorde-se que no mercado chinês, a gigante de pesquisa não está implementada nos telefones como acontece na Europa. Por isso, é melhor verificares que a versão do telefone pretendido é mesmo global.

Verificação através do selo CE

A verificação mais simples de ser feita é através do selo CE. Se o telefone tiver, no seu painel traseiro, o logótipo do selo CE é porque preenche os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental da Europa.

Nesse sentido, este selo funciona como uma certificação de que a versão para a qual estás a olhar é global e tem mais idiomas, serviços Google e o software que já conheces bem.

Verificação através da HyperOS

Também podes fazer a verificação através da interface HyperOS. Neste caso, tens de ter já o telefone nas tuas mãos. Mas havendo um período previsto de devolução, caso seja necessário, podes recorrer a este método.

No menu definições, consulta a opção dedicada ao software. É aí que encontras o número da versão HyperOS que o telefone está a usar. A informação será algo como OS1.06.0.UKW EU XM. Se o teu telefone tiver a designação EU (União Europeia) antes do final XM, estás perante uma versão global do equipamento.

Caso tenha a designação CN é uma versão chinesa. Saliente que as iniciais IN representam a Índia e RU a Rússia.

Verificação através do número do modelo

Também com o telefone nas mãos, podes fazer a verificação através do número de modelo. Mais uma vez, navega até ao menu definições e seleciona a opção sobre o telefone.

Nesta opção encontras o número de modelo, com o último caractere a indicar a região. Por exemplo, está escrito algo como 2211133G; este “G” refere-se a global. Se tiver um “Y” é uma versão internacional, o que também te permite usar o software e serviços Google na Europa.

Mas se tiver um “C”, é uma versão chinesa, assim como se tiver um “I” ou um “J”, estás perante versões indianas ou japonesas, respetivamente.

Xiaomi 15T
649,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.