Xiaomi trará válvulas Tesla e arrefecimento líquido para smartphones em 2022

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi apresentou uma nova tecnologia de dissipação de calor para os seus smartphones apelidando-a de Loop LiquidCool. Esta implementação estará presente nos próximos smartphones da fabricante a chegar durante o segundo semestre de 2022.

Trata-se de um novo sistema para manter os telefones à temperatura de funcionamento ótima e usa válvulas Tesla, com um único caminho (direção) de circulação. Desse modo, a fabricante chinesa afirma ser possível duplicar a eficiência das câmaras de vapor.

O novo sistema da Xiaomi é apelidado de Loop LiquidCool

Xiaomi Loop LiquidCool
Esquema representando a dinâmica térmica no sistema Loop LiquidCool da Xiaomi.

A gestão térmica é, cada vez mais, uma preocupação das fabricantes de smartphones à medida que os processadores ficam mais poderosos, bem como as aplicações mais exigentes. Desse modo, urge encontrar novas formas de dissipar o calor gerado.

Algo mais urgente para garantir que os mais recentes jogos continuam a correr com a melhor fluidez possível e que os novos processadores operam nas condições ideais. Com esses objetivos em mente, a Xiaomi pretende redesenhar as tradicionais câmaras de evaporação, usadas amiúde por diversas fabricantes de dispositivos móveis.

A tecnologia Loop LiquidCool faz chegar o agente de arrefecimento à fonte de calor. Em seguida, empurra esse calor (agente aquecido) em direção a uma área mais fria no smartphone. O calor (agente aquecido) é incapaz de voltar atrás, obrigado a continuar o percurso até à zona fria.

Assim, com o auxílio de válvulas Tesla em miniatura, o sistema obriga o líquido de refrigeração a manter-se em circulação, impedindo-o de ficar parado, ou inverter a circulação. A direção é una, da área mais quente para a mais fria, obedecendo aos princípios da termodinâmica.

O objetivo é manter o telefone mais fresco para operar nas condições ideais

O agente de arrefecimento é, por outro lado, presença comum nas soluções atuais. Algo que podemos encontrar em qualquer smartphone com "câmara de vapor", implementação em que um líquido (agente de arrefecimento) aquece, evapora, condensa, arrefece e volta ao estado líquido.

A Xiaomi partiu deste princípio e aperfeiçoou-o, obrigando o líquido (agende de arrefecimento) a mover-se pelos canais de arrefecimento num sentido ordenado. Segundo a Xiaomi, esta implementação reduz a resistência à passagem do ar em 30%.

A tecnologia Loop LiquidCool é eficazmente demonstrada no vídeo acima. Agora, resta-nos esperar pela sua aplicação comercial, algo que deve ter lugar durante o segundo semestre de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.