Xiaomi terá smartphone topo de gama com câmara de 200 MP em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A empresa liderada por Lei Jun, terceira maior fabricante de dispositivos móveis no mundo, estará a trabalhar num novo smartphone Android topo de gama para 2022. O próximo flagship contará, entre outros trunfos, com uma câmara principal de 200 MP.

O objetivo passa por continuar a apostar na qualidade fotográfica enquanto principal ponto de venda dos novos smartphones de topo, uma estratégia já cristalizada com o atual Xiaomi Mi 11 Ultra, produto totalmente dedicado à fotografia e à captação de vídeo.

A aposta da Xiaomi continuará a focar-se na qualidade de imagem

A informação é agora avançada pelo prolífero leaker Digital Chat Station, tendo sido publicada na rede social chinesa Weibo. Esta é uma das maiores fontes de fugas de informação com um bom histórico de fiabilidade nos últimos anos.

Importa frisar que a contagem exata de píxeis totaliza 192 MP, arredondando-se para 200 MP. Mais ainda, as imagens captadas serão o resultado de um processo de pixel binning 16 em 1. Na prática, combinando a informação de 16 células fotossensíveis em uma.

De acordo com o seu relato, a principal preocupação da Xiaomi residirá na câmara fotográfica deste smartphone Android, bem como no novo Snapdragon 888 Plus recentemente anunciado pela Qualcomm. Terá ainda um ecrã com margens curvas em ambas as laterais, além da câmara frontal a perfurar o ecrã - tipologia punch-hole display.

Estas são as únicas caraterísticas apontadas para o próximo topo de gama da Xiaomi, possivelmente o Mi 12. Não sabemos, contudo, quantos modelos terá esta futura gama, nem quando será oficialmente apresentada pela fabricante.

A próxima geração topo de gama da Xiaomi pode chegar em janeiro de 2022

Sem data oficialmente definida, mas com diversos rumores a circular na Internet, este é o entendimento atual. A próxima gama de topo a ser apresentada pela Xiaomi pode ser revelada oficialmente nos primeiros dias de janeiro, ou até um pouco antes.

Recordamos, a propósito, que o Xiaomi Mi 11 foi apresentado a 28 de dezembro de 2020. A fabricante quis então ser a primeira a anunciar um novo produto equipado com o então novo Snapdragon 888.

Este ano a marca poderá querer repetir a proeza, apressando-se a revelar a família Mi 12 com o Snapdragon 888 Plus da Qualcomm.

Um histórico repleto de muitos MPs

Em 2019 a Xiaomi seria a primeira a apresentar um smartphone equipado com um sensor de imagem de 108 MP, o Mi Note 10. O exemplo foi seguido, pouco depois, pela Samsung que rapidamente integraria este sensor em vários dos seus smartphones.

Existiriam, contudo, alguns problemas na velocidade de focagem e acerto da exposição da imagem. Vicissitudes do novo sensor que seriam colmatadas com uma atualização de software criada para tal.

Importa, contudo, frisar que o sensor de 108 MP não trouxe de imediato melhorias para a qualidade da imagem. Aliás, muitas das fabricantes continuaram a optar por sensores de 48 MP ou 50 MP com pixeis de maiores dimensões e resultados similares.

Para a Xiaomi o futuro trará uma nova geração de flagships em 2022, disso não temos a menor dúvida. Serão equipados com o melhor SoC que a Qualcomm tem para oferecer, chips que poderão usar a litografia de 4 nm.

Até lá, contudo, a Xiaomi deve apresentar mais um flagship ainda em 2021. De acordo com os rumores será o Xiaomi Mi MIX 4, destacando-se pelo uso de uma câmara frontal embutida no ecrã, entre outras caraterísticas de topo.

Em síntese, contamos com grandes lançamentos para 2022 e com uma ótima surpresa reservada ainda para 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: esta é a capacidade das baterias indicadas para os iPhone 13
  • Metade do mundo já possui pelo menos um smartphone em 2021
  • Windows 11: já sabemos quando chega a grande atualização da Microsoft
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.