Xiaomi tem tecnologia de bateria revolucionária para o Xiaomi Mi 11 Ultra

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi está a ultimar os preparativos para a sua maior apresentação do ano. A 29 de março conheceremos não só os novos portáteis da marca chinesa, como também o novo processador mobile, além dos smartphones Xiaomi Mi 11 Ultra e Mi 11 Pro.

Entre os produtos passíveis de apresentação temos ainda o novo Xiaomi Mi MIX, possivelmente com formato dobrável e um novo sistema de câmaras. Entre as suas particularidades conta-se uma nova objetiva com lentes "líquidas" para o telefone.

As maiores novidades da Xiaomi chegam a 29 de março!

Através das suas redes sociais a fabricante chinesa detalhou hoje vários pormenores extraordinários. O primeiro reside na utilização e apresentação de um novo SoC ou plataforma móvel de processamento desenvolvida pela própria tecnológica.

A segunda dá conta da utilização de uma nova tecnologia para as baterias dos smartphones e dispositivos móveis. A célula energética será baseada num ânodo de silicone-oxigénio ao invés da lítio como principal componente, uma tese relativamente recente.

Segundo a fabricante, a utilização da nova tecnologia de baterias com base em iões de Si-O2 permitirá aos telefones serem mais finos, com baterias mais delgadas. De igual modo, possibilitará carregar esta mesma bateria de forma ainda mais rápida.

Note-se que este mesmo conceito e implementação está a ser estudado para novos veículos elétricos que procuram alternativas ao lítio, setor onde a Xiaomi se inspirou. Sublinhamos que, de acordo com a teoria, estas baterias podem ter até 10 vezes mais capacidade que as células a grafite, restando saber (e apurar) como será o desempenho e aplicações reais.

As novidades serão reveladas no próximo dia 29 de março durante o grande evento de apresentação da Xiaomi onde poderemos ter até quatro (ou mais) smartphones e o seu novo processador. É o regresso da empresa de Lei Jun ao nicho dos semicondutores após ter apresentado o SoC Surge S1 em 2017.

O novo chip, caso seja efetivamente apresentado, pode consistir num processador de sinal de imagem (ISP) para, por exemplo, agilizar a nova câmara fotográfica do Xiaomi Mi MIX. O telefone, segundo as fugas de informação, pode adotar um novo sistema de "lentes líquidas", requerendo hardware específico.

Há ainda muito para descobrir com os novos produtos Xiaomi, mas temos a certeza que será uma apresentação em grande.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola Moto G100 é o novo smartphone com Snapdragon 870 a 499 €
  • CEO da Xiaomi revela o porquê de os seus smartphones serem baratos
  • Xiaomi: novo computador portátil não engana ninguém na inspiração
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.