Xiaomi tem tecnologia de bateria revolucionária para o Xiaomi Mi 11 Ultra

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi está a ultimar os preparativos para a sua maior apresentação do ano. A 29 de março conheceremos não só os novos portáteis da marca chinesa, como também o novo processador mobile, além dos smartphones Xiaomi Mi 11 Ultra e Mi 11 Pro.

Entre os produtos passíveis de apresentação temos ainda o novo Xiaomi Mi MIX, possivelmente com formato dobrável e um novo sistema de câmaras. Entre as suas particularidades conta-se uma nova objetiva com lentes "líquidas" para o telefone.

As maiores novidades da Xiaomi chegam a 29 de março!

The 2021 #XiaomiMegaLaunch is coming soon!We can't wait to see you at our Xiaomi 2021 New Product Launch on Monday, March 29th, at 19:30 (GMT+8).This is one launch you really better not miss! pic.twitter.com/Y6rA5Wrxyf

— Xiaomi (@Xiaomi) 22 de março de 2021

Através das suas redes sociais a fabricante chinesa detalhou hoje vários pormenores extraordinários. O primeiro reside na utilização e apresentação de um novo SoC ou plataforma móvel de processamento desenvolvida pela própria tecnológica.

A segunda dá conta da utilização de uma nova tecnologia para as baterias dos smartphones e dispositivos móveis. A célula energética será baseada num ânodo de silicone-oxigénio ao invés da lítio como principal componente, uma tese relativamente recente.

Bateria Xiaomi
Representação gráfica desta tecnologia de baterias. Crédito: ScienceDirect

Segundo a fabricante, a utilização da nova tecnologia de baterias com base em iões de Si-O2 permitirá aos telefones serem mais finos, com baterias mais delgadas. De igual modo, possibilitará carregar esta mesma bateria de forma ainda mais rápida.

Note-se que este mesmo conceito e implementação está a ser estudado para novos veículos elétricos que procuram alternativas ao lítio, setor onde a Xiaomi se inspirou. Sublinhamos que, de acordo com a teoria, estas baterias podem ter até 10 vezes mais capacidade que as células a grafite, restando saber (e apurar) como será o desempenho e aplicações reais.

Xiaomi evento
Cartazes da Xiaomi deixando antever algumas das inovações a ser apresentadas.

As novidades serão reveladas no próximo dia 29 de março durante o grande evento de apresentação da Xiaomi onde poderemos ter até quatro (ou mais) smartphones e o seu novo processador. É o regresso da empresa de Lei Jun ao nicho dos semicondutores após ter apresentado o SoC Surge S1 em 2017.

O novo chip, caso seja efetivamente apresentado, pode consistir num processador de sinal de imagem (ISP) para, por exemplo, agilizar a nova câmara fotográfica do Xiaomi Mi MIX. O telefone, segundo as fugas de informação, pode adotar um novo sistema de "lentes líquidas", requerendo hardware específico.

Há ainda muito para descobrir com os novos produtos Xiaomi, mas temos a certeza que será uma apresentação em grande.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.