Xiaomi tem a alternativa perfeita ao Google Chromecast. E tem um trunfo brutal!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi acabou de lançar na sua plataforma de crowdfunding — Youpin — um novo gadget chamado Xiaomi Mi Pai. Este é um dongle HDMI que tem tudo para ser a alternativa perfeita ao popular Google Chromecast. Além de apresentar um design extremamente inspirado no mais recente Chromecast, tem também um trunfo que muitos não esperariam.

O Xiaomi Mi Pai não precisa que tenhas uma ligação à internet disponível para transmitires conteúdos para qualquer televisão ou monitor. Desta forma, a versatilidade e facilidade de utilização em qualquer lugar, torna-se muito maior.

Como funciona a alternativa da Xiaomi ao Google Chromecast

Apesar do seu design ser praticamente idêntico, este novo gadget da Xiaomi funciona de forma bastante diferente do Chromecast. Relembro que para utilizares o Google Chromecast precisas de ter disponível uma rede WiFi, para que consigas realizar o processo de configuração do mesmo.

No caso do Xiaomi Mi Pai, isso não é necessário. O gadget não precisa de ter uma ligação WiFi disponível, ligando-se diretamente ao teu smartphone. Basicamente, o Xiaomi Mi Pai cria a sua própria rede WiFi e é através dessa rede que consegue realizar a transmissão de imagem do teu smartphone para a televisão.

Ainda que em muitas situações este gadget possa ser a alternativa perfeita ao Chromecast por não ser necessário ter uma rede WiFi disponível, muitos utilizadores poderão não ficar grandes fãs. Obviamente que o Xiaomi Mi Pai não chega com os mesmos protocolos de funcionamento típicos do Chromecast.

Em vez de fazer "cast" dos conteúdos, este dongle funciona basicamente como um espelho do ecrã do teu smartphone, apresentando todos os conteúdos diretamente na televisão.

No que respeita à qualidade de imagem, suporta reprodução de conteúdos com uma resolução Full HD e uma taxa de atualização de 60Hz. Esta limitação poderá também ser um deal breaker para muitos utilizadores.

Para já, foi apenas confirmado o seu lançamento na China, onde está disponível por cerca de €37, mas espera-se que eventualmente fique disponível nas habituais lojas oriundas da China.

Antes de ires, vê a seleção de gadgets recomendada pela 4gnews para um uso geral e variado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi reforçará presença em Portugal com mais duas Mi Store
  • Xiaomi Mi Watch Lite vai chegar à Europa! Especificações e design revelados
  • Xiaomi Redmi K30S é oficial! Eis o que muda face ao Mi 10T
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.