O Xiaomi Redmi Note 9 foi um dos mais bem sucedidos smartphones da empresa chinesa. Contudo, no final de junho este dispositivo foi adicionado à lista de equipamentos que deixariam de receber grandes atualizações da MIUI.
Numa manobra que surpreendeu todos os seus utilizadores, a Xiaomi acaba de confirmar que o Redmi Note 9 vai ser atualizado para a MIUI 14. Será, porventura, efetivamente a última grande atualização para este popular dispositivo Android.
MIUI 14 será disponibilizada para o Xiaomi Redmi Note 9
A inusitada confirmação chegou por email da equipa de suporte da Xiaomi enviado a um consumidor. Uma afirmação que surpreende todos devido à recente entrada do Redmi Note 9 na lista de modelos que não receberão mais atualizações.
Além disso, a tecnológica chinesa revelou quando deverá ser disponibilizada esta atualização. Com efeito, será no terceiro ou quarto trimestre de 2023 que a MIUI 14 chegará a todos os que ainda utilizam um exemplar do Redmi Note 9.
Este modelo foi lançado em 2020 com a MIUI 11 baseada no Android 10. Isto significa que a MIUI 14 será a terceira grande atualização para o Redmi Note 9, logo, será muito provavelmente baseada ainda no Android 12.
Apesar disso, a chegada da MIUI 14 a este smartphone de gama média trará muitas das funcionalidades que caracterizam a nova versão do software da Xiaomi. Algumas delas com forte inspiração no Android 14 desenvolvido pela Google.
Outro aspeto muito importante serão as atualizações de segurança que protegerão o Redmi Note 9 das ameaças mais atuais ao seu sistema operativo. Deste modo, os utilizadores estarão muito mais seguros, bem como todos os seus dados.
Esta notícia atesta porque a Xiaomi é uma das mais reconhecidas empresas tecnológicas mundiais no capítulo das atualizações. Tem por hábito oferecer uma vida útil mais prolongada aos seus produtos que algumas das suas principais rivais.
Para os utilizadores do Redmi Note 9, esta é uma excelente notícia. Ainda assim, esta pode ser mesmo a última grande atualização que a empresa libertará para o seu popular gama média.
Editores 4gnews recomendam: