Para quem ainda olha para a Xiaomi como uma marca de smartphones ou, pelo menos, de produtos tecnológicos diversificados, os resultados da empresa relativos ao segundo trimestre deste ano são mais uma prova que o negócio deste gigante chinês é ainda mais abrangente.
Dos cerca de 11 mil milhões de euros (88.9 biliões de yuan) de receitas obtidas entre abril e junho deste ano, cerca de 760 milhões de euros foram gerados pelas vendas do modelo SU7, o EV da Xiaomi lançado em abril.
É a primeira vez que o negócio dos automóveis elétricos da Xiaomi é incluído nos relatórios financeiros da empresa e, a avaliar pelos resultados, começa a ganhar alguma força dentro do grupo, apesar de dar ainda prejuízo.
Durante os três primeiros meses de disponibilidade do SU7, a Xiaomi conseguiu entregar 27,307 unidades deste EV ao mercado.
Objetivo de 120 mil EVs até ao final do ano
Cerca de três anos após dar início ao seu negócio de veículos elétricos, esta divisão representou assim, no terceiro trimestre deste ano, cerca de 7% do total de receitas da Xiaomi.
De acordo com informações da agência Reuters, Lu Weibing, Presidente da Xiaomi, afirmou estar confiante que a empresa vai atingir o objetivo dos 120 mil carros elétricos vendidos até ao final deste ano.
A empresa iniciou em junho a produção do SU7 num modelo de turnos duplos, de forma a garantir o aumento do número de veículos entregues mensalmente para mais de 10 mil unidades.
Smartphones crescem 27% em três meses
Os dados relativos às vendas de smartphones da Xiaomi no segundo trimestre de 2024 confirmam um crescimento sustentado da empresa, que surpreendeu nos lucros obtidos: cerca de 780 milhões de euros, contra os 600 milhões esperados pelos analistas.
Dados da IDC divulgados pela Reuters indicam que a Xiaomi vendeu 43.2 milhões de unidades nesses três meses, o que representa um aumento de cerca de 27% face ao trimestre anterior.
A Xiaomi detém agora 14.8% de quota no mercado de smartphones, posicionando-se como o fabricante nº 3 a nível global.
Mais informações no comunicado integral da Xiaomi relativo aos resultados do Q2.