
A Xiaomi continua a surpreender tudo e todos e já está a preparar uma autêntica revolução na inteligência artificial. Tudo graças à integração da nova tecnologia SME2 (Scalable Matrix Extension 2) da Arm. Esta inovação, baseada na arquitetura Armv9, promete tornar o processamento de IA nos smartphones até 20 vezes mais rápido, oferecendo uma experiência mais fluida, inteligente e autónoma.
Através do HyperOSUpdates.com e da aplicação MemeOS Enhancer disponível na Play Store, os utilizadores Xiaomi já começaram a desbloquear funcionalidades de IA que antes estavam ocultas ou limitadas.
O SME2 permite, por exemplo, gerar resumos de textos extensos em menos de um segundo, com apenas um núcleo de CPU. Modelos como o Gemma 3 da Google registam ganhos de desempenho até seis vezes superiores neste novo hardware.
Tudo o que vai ser possível nos dispositivos Xiaomi
Nos dispositivos Xiaomi, começam a surgir ferramentas úteis como tradução em tempo real, o sistema Circle to Search para pesquisas instantâneas e conversão avançada de voz em texto.
Conforme dá conta o Xiaomi Time, há várias funcionalidades que são esperadas a breve prazo. Estamos a falar do resumo automático de documentos, edição fotográfica com IA (AI Erase Pro), expansão de imagens e criação automática de vídeos. Tudo será processado localmente no dispositivo, sem necessidade de ligação à cloud.
Além disso, uma das grandes vantagens do SME2 é o seu design escalável. Quer isto dizer que a Xiaomi pode aplicá-lo não só em smartphones topo de gama, mas também em modelos de entrada, tablets e computadores portáteis, sem comprometer o desempenho nem a autonomia.