Xiaomi anunciará o seu novo processador Surge S2 no MWC 2018

Rui Bacelar
Surge S2 MWC 2018 Xiaomi Mi A1 Android Oreo
O sucessor do Mi A1 também poderá ser lá apresentado

O primeiro processador fabricado pela chinesa Xiaomi seria apresentado em fevereiro de 2017. Encontraria no Xiaomi Mi 5C o primeiro receptáculo e desde então nada mais ouvimos sobre os SoC's (system on chip) da empresa fundada por Lei Jun. Até agora isto é. Segundo os últimos rumores o Surge S2 pode ser apresentado já no Mobile World Congress 2018, a MWC 2018.

Neste grande certame de tecnologia a decorrer na costa do mediterrâneo, em pleno coração da Catalunha, poderemos ficar a conhecer também o novo Xiaomi Mi 6X. Não será de excluir a hipótese de vermos ainda um Mi A2. Este smartphone seria equipado com o sistema operativo Android One (versão pura do sistema operativo da Google).

Vê ainda: iPhone X. 29 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses

O novo processador Surge S2 será construído segundo a litografia de 16nm, algo que o dotará de uma performance bem superior à do modelo original. Note-se que o Surge S1 utiliza um processo (litografia) de 28nm. As principais vantagens serão a nível de desempenho, poder de processamento e poupança de energia.

Xiaomi Surge S2 chegarão no MWC 2018

Segundo a publicação chinesa mydrivers, o Xiaomi Surge S2 será produzido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, a TSMC com o seu processo a 16nm. Será, para todos os efeitos, um processador de gama média. Isto, segundo as fontes que nos indicam a presença de 8 núcleos de processamento (octa-core). Teremos aqui 4 núcleos Cortex-A73 da ARM a 2.2GHz (núcleos de alta-potência) e 4 núcleos Cortex-A53 a 1.8 GHz. Segundo os relatos será capaz de igualar o processador Kirin 960 da Huawei.

Relativamente ao primeiro dispositivo móvel a utilizar este equipamento, a mydrivers aponta o Xiaomi Mi 6X como provável candidato. Este será o sucessor do Mi 5C e tornar-se á no primeiro equipamento a utilizar o SoC Surge S2. A sua presença no Mi A2 também é sugerida, podendo este último chegar aos mercados mundiais. A sua apresentação deverá ocorrer no MWC 2018.

Xiaomi Mi 6X poderá ser o primeiro smartphone a utilizar o SoC Surge S2

Surge S2 MWC 2018 Xiaomi Mi 6X Xiaomi Mi A2
O próximo dispositivo, 6X ou A2?

Relativamente às características técnicas e detalhes destes dois equipamentos pouco sabemos. Segundo uma das últimas fugas de informação (imagem da capa de proteção), é sugerido um novo ratio 18:9 para o seu ecrã.

Algo que já vimos nos Redmi 5 e Redmi 5 Plus , os novos dispositivos de gama baixa. Temos também um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico na sua traseira e uma configuração dupla para a sua câmara principal.

Para além da apresentação no MWC 2018 praticamente certa, a fabricante chinesa poderá apresentar este seu novo processador e dispositivos de gama média já a partir do dia 26 de fevereiro. Além disso, esperamos ver o seu Mi 7 a ser apresentado em Barcelona.

De momento ainda não temos confirmação do nome para o sucessor do Mi A1. Nem a Google nem a fabricante chinesa se pronunciaram sobre tal.

Outros assuntos relevantes:

Google. Gboard Go chega agora aos dispositivos Android Oreo

Google Gmail – 90% dos utilizadores não têm o email com segurança extra

Xiaomi – A nova MIUI 10 é oficialmente apresentada

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).