Samsung e Xiaomi são cada vez mais duas das mais importantes marcas tecnológicas do mundo. Enquanto que da sul-coreana pouco há para falar, no caso da marca chinesa só temos de louvar o seu rápido crescimento.
De acordo com os recentes dados da Counterpoint Research, a Xiaomi é já a líder do mercado indiano, superando a Samsung. Um estatuto que a sul-coreana guardava para si há bastante tempo, mas que agora viu fugir.
Segundo a fonte, em 2018 foram vendidos 330 milhões de telemóveis na Índia, em 2018. Deste universo, 44% representam as vendas smartphones, dos quais 28% são da chinesa Xiaomi.
Xiaomi supera finalmente a Samsung na Índia
Comparando estes dados com o período homólogo de 2017, a Xiaomi ganhou 9% de quota de mercado. Em contrapartida, a Samsung viu a sua expressão no segundo maior mercado mundial manter-se inalterada.
Por conseguinte, a Samsung continua com uma quota de mercado de 24%. São uns meros 4% atrás da empresa chinesa que tem visto a sua legião de utilizadores crescer exponencialmente ao longo dos últimos trimestres.
Este crescimento da Xiaomi na Índia deveu-se sobretudo à expansão das suas lojas físicas. São cada vez mais as Mi Store que se podem encontrar neste mercado. Ainda assim, o negócio online continua a representar 36% das vendas da empresa chinesa só naquele mercado.
A Counterpoint Research não deixa, ainda assim, de mencionar que existe espaço para mais concorrência neste mercado. Exemplo disso é a Realme, que foi capaz de alcançar a marca dos 4 milhões de utilizadores mais rapidamente do que qualquer outra antes de si.
Em seguida, esta agência destaca a marca Tecno que viu um crescimento de 221% no ano que terminou. Além disso, não podemos esquecer a Honor com um crescimento de 183%, a Infinix com 146% e ainda a HMD / Nokia com um crescimento de 138%.
Já no segmento dos equipamentos premium, a marca que mais cresceu em 2018 foi a OnePlus. Esta jovem empresa registou um crescimento de 58% quando comparado com o mesmo período de 2017.
Editores 4gnews recomendam: