Não é preciso recuar muito no tempo até à altura em que a Xiaomi lançou o seu SU7. Trata-se de um automóvel que tem dado que falar e, recentemente, um proprietário queixou-se da lentidão do carregador sem fios do carro.
Em resposta à questão do utilizador, a Xiaomi explicou a situação. Desde já, importa referir que o Xiaomi SU7 tem uma capacidade de carregamento sem fio de 50 W. No entanto, o fator chave está nos fatores que fazem com que esse valor possa variar.
A velocidade depende das compatibilidades do telemóvel
De acordo com a marca, a velocidade real do carregamento depende, por exemplo, da compatibilidade com o telemóvel do utilizador ou com o próprio estado do dispositivo (via Gizmochina).
Aparentemente, o carregamento só é feito a 15 W para quem tem protocolo de carregamento Qi. Já para quem tem dispositivos Xiaomi, aí sim, o carregamento pode chegar aos 50 W.
Na prática, isto também quer dizer que a velocidade poderá depende de fatores como a própria temperatura do telemóvel. De acordo com a mesma fonte, sabemos que o sistema de carregamento que o SU7 oferece contempla o protocolo da Qi e da Xiaomi.
De certa forma, pode dizer-se que esta é a primeira etapa de todas. Isto porque, para além de suportar uma destas modalidades, o telemóvel também precisará de aguentar carregamento sem fio de 50 W.
Quem tem iPhone, carrega o SU7 a uma velocidade ainda menor
Contextualizando, isto significa que a velocidade de carregamento vai sempre variar consoante o telemóvel e é preciso ter sempre isso em conta. A título exemplificativo, o Xiaomi 13 Pro só pode atingir os 30 W de carregamento sem fio no SU7.
Já os iPhone, por exemplo, têm ainda mais problemas de velocidade ao nível do carregamento. Segundo a mesma fonte, isso significa que, por usarem o protocolo Q, só conseguem carregar o SU7 a uma velocidade de 7,5W.
A Xiaomi também destaca que o posicionamento indevido do telemóvel na base de carregamento pode prejudicar a velocidade. Para muitos utilizadores, estas condições podem fazer pensar duas vezes antes de adquirir o telemóvel.