Xiaomi é a 5.ª maior construtora de smartphones graças a esta estratégia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A construtora chinesa Xiaomi tem construído uma sólida reputação junto dos consumidores apesar de ainda não estar presente em loja física, oficialmente, nos nossos mercados português e brasileiro. Contudo, no seu país natal esta marca é cada vez mais procurada e, consequentemente, as suas vendas de smartphones tem aumentado consideravelmente.

Vê ainda: IDC, empresa líder mundial na área de " market intelligence", vemos que a Xiaomi ascendeu agora ao 5º lugar entre as maiores construtoras mundiais.

Qual é o segredo da Xiaomi?

Será a sua comunidade dedicada ao desenvolvimento de novo software e novas ROM's? Não, apesar de a comunidade IDC, contrariando o ligeiro abrandamento na procura de smartphones que se fez sentir.

Mais ainda, comparativamente com o 2.º trimestre de 2016 a Xiaomi registou um crescimento de 58.9%, números resultantes dos 21.2 milhões de smartphones vendidos no trimestre (abril-junho) de 2017.

Este é o presente, mas como será o futuro e afinal de contas qual é o segredo desta marca? Segundo a digitimes não há segredos, apenas smartphones. Muitos smartphones. Semelhantes entre si mas com ligeiras variações, cores e nomes diferentes. Em suma, um smartphone da Xiaomi para cada tipo de consumidor. Desde o mais modesto Redmi até ao faustoso Mi Mix.

Smartphones para todos os preços, Smartphones para todos os gostos

É aqui que, segundo também avança a Redmi Note 5A e as suas três variantes, começando a mais barata nos $105 dólares e a mais cara atingindo um modesto valor de $180 para o smartphone com 4GB de memória RAM. Preços competitivos e, mais uma vez, imensa oferta de smartphones.

A marca estará ainda a desenvolver pelo menos um novo smartphone que pode trazer o sistema operativo krispitech, assunto que naturalmente estamos a acompanhar com atenção.

Note-se que tal ainda não foi foi confirmado por nenhuma das partes mas a Xiaomi poderá, e aqui a palavra-chave é efectivamente esta, poderá estar a trabalhar com a Google no desenvolvimento deste “Xiaomi A1”, nome de código do dispositivo com Android Puro ou Stock Android.

O smartphone contará ainda com um grande ecrã ou tela de 5.5 polegadas com resolução Full-HD 1080p, para além de uma câmara principal dupla, tal como manda a tendência do mundo mobile em 2017.

Xiaomi poderá estar a desenvolver um smartphone com Android One

Terá ainda conectividade Dual-SIM, e aceitará cartões de memória microSD para expansão do armazenamento interno. Contudo, o seu maior trunfo (para além da construção metálica), será o seu preço muito em conta.

Será em tudo muito semelhante ao Xiaomi Mi 5X recentemente anunciado com o processador Snapdragon 625 da Qualcomm e 4GB de memória RAM.

No mês passado lançaram ainda o Xiaomi Mi 6 mas que custa bastante menos (cerca de $225 dólares) graças ao processador mais económico.

Ainda hoje falamos sobre os fortes sinais que indicam a chegada do Xiaomi Mi Mix 2, duas ofertas para o segmento de gama alta, o nicho mais lucrativo para qualquer construtora.

Para 2018 o CEO, Lei Jun, estipulou uma meta de 100 milhões de smartphones Xiaomi a sair dos seus armazéns.

Vimos também a YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, és utilizador da Xiaomi? Se pudesses escolher apenas um adjectivo para descrever esta construtora de smartphones qual seria? Deixa-nos a tua resposta abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

aomi Mi Mix 2

LineageOS 15 trará o Android Oreo ao OnePlus One e OnePlus Two

ng Galaxy J7+ chega em breve com dual-câmara e a Bixby

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.