Xiaomi: smartphone dobrável pode surpreender com uma característica única no mercado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Já se sabia que a Xiaomi está a trabalhar no seu próximo smartphone dobrável. Mas parece que a marca chinesa se prepara para surpreender o mercado, apresentando uma característica única neste terminal: uma câmara frontal pop-up.

E o melhor de tudo é que aparentemente este módulo pop-up vai incluir não apenas um, mas dois sensores frontais.

Xiaomi: dobrável pode ter configuração de câmara frontal dupla num mecanismo pop-up

Algumas das principais marcas de smartphones continuam a apostar no segmento de modelos dobráveis que atualmente tem a Samsung como líder de mercado, graças ao modelo Galaxy Z Flip3. Mas a Xiaomi pode abalar esta liderança e surpreender tudo e todos com um modelo dobrável único.

Um pedido de patente descoberto pelo leaker Shadow_Leak revela que a marca chinesa pode estar a desenvolver um smartphone dobrável com uma característica única no mercado: uma câmara frontal pop-up.

A confirmar-se esta informação, o dobrável da Xiami será o único no mercado a oferecer uma configuração frontal com dois sensores incluídos num mecanimo pop-up. Segundo a dcumentação do pedido de patente, este mecanismo pop-up poderá também ser motorizado.

Com a câmara frontal alojada neste mecanismo pop-up, a marca evita perfurações no ecrã para alojar os sensores, podendo assim oferecer um ecrã com um campo de visão ampliado.

Mas o conhecido leaker não se ficou por aqui e revela também que aparentemente a Xiaomi vai incluir neste modelo baterias maiores para oferecer aos utilizadores uma autonomia mais longa. Parece que a Xiaomi quer mesmo marcar posição neste segmento, oferecendo algo muito distinto do que a atual líder Samsung oferece.

Especificações esperadas no novo dobrável Xiaomi

Entretanto, outras revelações divulgadas no mundo Web deram já conta de algumas das especificações que podemos esperar ver no próximo dobrável Xiaomi.

Nesse sentido, prevê-se que o terminal esteja equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 e que o ecrã principal chegue com uma taxa de atualização de 120 Hz.

Notícias anteriormente divulgadas falavam também que o terminal pode chegar equipado com suporte para carregamento rápido de 120 watts.

Preço e disponibilidade do novo terminal dobrável Xiaomi

Entretanto, circulam também já rumores sobre a possível data de lançamento e preço com que o dobrável Xiaomi pode chegar ao mercado. Mas devemos ver estas informações com cautela, uma vez que existem ainda poucos dados que possam levar a uma confirmação oficial em breve.

Avança-se então que a Xiaomi pode apresentar o seu novo dobrável no final de março, logo após a chegada da primavera.

Já no que diz respeito ao preço, todas as informações apontam para que o dobrável chegue com o preço "normal" de qualquer smartphone de topo da Xiaomi. Alguns rumores chegam mesmo a especificar que o dobrável Xiaomi pode ser lançado por um preço inferior a 1000 dólares, ou seja, pode custar menos de 880 euros.

Com a característica única de câmara frontal pop-up e um preço competitivo, sem dúvida que o novo dobrável da Xiaomi pode "ameaçar" a liderança do Samsung Galaxy Z Flip 3 e conferir protagonismo ao segmento de smartphones dobráveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi 10 Prime 2022 e novo modelo POCO são as próximas apostas da Xiaomi
  • Realme: próximo GT Neo 3 pode apresentar o novo chip MediaTek Dimensity 8100
  • Xiaomi Redmi K50 Pro chega em breve e promete conquistar com os seus pormenores
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt