Xiaomi será a próxima a entrar na nova moda dos smartphones dobráveis

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Após uma maior maturação dos smartphones dobráveis, as empresas de tecnologia começam já a olhar para o futuro. O exemplo foi dado recentemente pela Huawei com o lançamento do primeiro tri-dobrável do mundo e a Xiaomi não deverá esperar muito mais para entrar nesse nicho.

Alguns rumores dizem que a Xiaomi poderá apresentar este produto já no início de 2025. Enquanto esperamos por esse momento, uma nova patente submetida pela empresa dá-nos um vislumbre de como poderá ser esse equipamento.

Nova patente revela os planos da Xiaomi para o seu primeiro tri-dobrável

O documento em causa foi submetido em dezembro de 2022 e, estranhamente, manteve-se em segredo até agora. No mesmo, a Xiaomi mostra um novo dispositivo com uma filosofia muito semelhante ao Huawei Mate XT Ultimate.

Xiaomi tri-dobrável

Por outras palavras, temos um equipamento com dois eixos de dobra. Isto significa que temos um único ecrã capaz de se dividir em três partes conforme seja desejo do seu utilizador.

Através das imagens constantes desta patente, podemos ver que a Xiaomi adotará uma ilha para a câmara mais compacta que a do Huawei Mate XT Ultimate. Ou pelo menos é essa a perspetiva que este documento faz transparecer para o público.

De acordo com um rumor lançado em agosto, este novo smartphone fará parte da linha MIX. Não se sabe, contudo, se contará com a designação MIX Fold ou se dará início a uma nova sub-linha de dispositivos dobráveis da Xiaomi.

Importa ainda recordar que esta não é a primeira patente de um smartphone tri-dobrável submetida pela Xiaomi. Já em 2019 a empresa chinesa tinha abordado a ideia com um design que claramente não vingaria em 2025.

Xiaomi tri-dobrável
Imagens da patente submetida pela Xiaomi em 2019

O documento que agora vem a público mostra-nos um equipamento que corresponde aos padrões atuais e com boas hipóteses de vingar no mercado. Tudo dependerá, obviamente, das suas características e do preço.

Mas o sucesso da Xiaomi neste mercado não chegará facilmente. Ela deverá encontrar uma feroz concorrência, visto que também a Samsung tem os seus planos para entrar neste nicho de mercado. Em suma, os próximos meses serão interessantes com este novo formato de smartphone dobrávei.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.