Xiaomi e Samsung poderão lançar PCs com Windows 10 e Snapdragon

Carlos Oliveira
Windows 10 Snapdragon Xiaomi Samsung
Xiaomi e Samsund poderão ser as próximas a juntar-se a este projeto

A Microsoft e a Qualcomm apresentaram uma nova abordagem ao mundo dos PC´s com a sua recente pareceria. Esta parceria irá trazer ao mercado novos produtos com a qualidade do software Windows 10 e a economia dos processadores Snapdragon. Dentro em breve também a Xiaomi e a Samsung poderão aderir a esta nova filosofia.

Vê ainda: SpeedTest da Ookla – Em 2017 a conexão à NET melhorou cerca de 30%

Até agora estávamos habituados a que todo o tipo de computadores viessem equipados com processadores x86 ou AMD, onde a performance é o seu foco. Mas estas duas empresas tecnológicas acharam por bem remodelar este conceito e dar-nos produtos baseados na arquitetura ARM, a mesma presente nos nossos smartphones.

Com efeito, os primeiros produtos a chegarem ao mercado ao abrigo desta nova filosofia serão movidos pelo Qualcomm Snapdragon 835, o que vês num Samsung Galaxy S8, Xiaomi Mi6 ou OnePlus 5T. As primeiras marcas a aderirem a este novo projeto foram a Asus, HP e Lenovo.

Mas num futuro próximo também a Xiaomi e a Samsung poderão lançar os seus próprios computadores com Windows 10 e um processador Snapdragon. A entrada destas duas empresas neste jogo ainda não é certa, uma vez que tudo não passa de um mero rumor difundido pelo site Fudzilla.

Samsung e Xiaomi querem relançar a sua presença no mercado informático com o Windows 10 e processadoras Snapdragon

No caso da Samsung, a mesma esteve presente no mercado da informática durante muitos anos, tendo mais recentemente desistido do mesmo. Desta forma, é com alguma estranheza que tomo conhecimento desta informação, mas a mudança de paradigma poderá ter dado um novo alento à marca.

No caso da Xiaomi, a mesma entrou muito recentemente neste mercado informático com a introdução dos seus Mi Notebook. É sabido que a mesma tem presença em muitos setores tecnológicos que não apenas o dos smartphones, portanto a entrada neste novo paradigma poderá ser mais uma das aventuras da empresa chinesa.

Agora de que forma é que todos estes produtos com Windows 10 e processadores Snapdragon se irão destacar da concorrência é algo para aferirmos ao longo do tempo. As vantagens são claras no que toca à autonomia e à constante conectividade LTE proporcionada por estes SoC. Mas importa ver quais as diferenças em termos de performance.

Depois da oficialização desta parceira entre a Microsoft e a Qualcomm, temos de esperar que os produtos comecem a chegar ao mercado para vermos as suas vantagens e desvantagens. Poderá um processador Snapdragon igualar a performance de um Intel ou AMD?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus – Chegaram os descontos de aniversário e claro, o OnePlus 5T

Sony – Especificações de novo topo de gama Android reveladas

Instagram lança novidades de Natal para as aplicações Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.