Nas últimas horas, saíram novos dados acerca da “corrida” no setor dos smartphones a nível global. O relatório em questão é da Canalys e dá a conhecer quais as marcas que tiveram mais participação de mercado, durante o 3º trimestre de 2024.
Sem grandes surpresas, o “pódio” é constituído pelas gigantes Apple, Samsung e Xiaomi. No gráfico em baixo, é possível observar as marcas que mais venderam neste período, assim como comparar o crescimento, em relação ao ano transato.
Samsung e Apple “coladas” no topo da tabela
Ao analisar o gráfico, salta logo à vista o empate técnico entre Samsung e Apple, ambos com 18%. De qualquer maneira, o relatório coloca a gigante sul-coreana à frente. Efetivamente, não surpreende este “top 2”, ao qual já estamos bastante habituados.
Recorde-se que, durante o 3º trimestre de 2024, a Samsung lançou a sua série de dobráveis Galaxy Z Fold 6, assim como a Galaxy Z Filp 6. Já a Apple, por sua vez, lançou o iPhone 16, durante o mês de setembro.
Ainda assim, não há como não reparar na queda considerável da Samsung, face a 2023. No ano transato, a marca tinha uma quota de mercado de 21%, que desceu 3%. Já a Apple, por sua vez, segue o caminho oposto, com um crescimento de 17% para 18%.
As “ameaças” a Samsung e Apple
Apesar da Xiaomi ser uma marca bem mais recente, a sua importância no mercado é bastante evidente há muito tempo. Uma prova disso mesmo é o facto de ter uma participação de 14%, que cresceu face aos 13% de 2023.
A fechar o lote das cinco primeiras, ainda há espaço para a Oppo (9%) e para a Vivo (9%). Sobre as marcas em questão, importa realçar que a primeira decresceu 1% e a segunda cresceu 1%, de um ano para o outro.
O que esperar do 4º trimestre?
Diz-se que “prognósticos só no fim”, mas não seria de estranhar que o 4º trimestre fosse dominado pela Apple. Afinal de contas, é de prever que o iPhone 16 continue a catapultar as vendas da Apple. Como refere a Phone Arena, até o facto da Apple Intelligence continuar a ser difundida pode ajudar nisso mesmo.
Ao mesmo tempo, também ficamos expectantes para ver como se sai a Xiaomi. Isto porque, até ao final do ano, é de prever que seja lançada a série Redmi Note 14 e o Xiaomi 15, em mercado doméstico (China).