Não é segredo que "de tempos em tempos, o WhatsApp deixa de ser compatível com dispositivos e sistemas operacionais mais antigos", explica a Meta na sua página FAQ.
Isto acontece porque existem requisitos mínimos para que a aplicação funcione de forma correta (nomeadamente em termos de novas funcionalidades) e em segurança nos smartphones.
Como tal, sempre tem uma lugar uma atualização, são vários os modelos que deixam de conseguir acompanhar as atualizações e são descontinuados, perdendo acesso (de forma gradual) à app.
Assim sendo, desde a passada segunda feira, 1 de dezembro, todos os telemóveis que foram lançados em 2016 deixam oficialmente de ser compatíveis.
O motivo para esta descontinuação é simples. Com o avanço das atualizações, certos dispositivos já não têm capacidade para suportar melhorias técnicas e reforços de segurança. Sem estes requisitos, o WhatsApp fica vulnerável a falhas e ataques. Como tal, o mais seguro é mesmo retirar o suporte aos modelos mais antigos.
No entanto, antes disso acontecer, a plataforma envia notificações a pedir a atualização do sistema operativo. Só quando tal não é possível é que o acesso termina. Alguns dos modelos mais vendidos e que deixam de ser compatíveis são os seguintes:
- Huawei Mate 9 Pro
- Samsung Galaxy S7
- Xiaomi Mi Note 2
- HTC 10 evo
- Sony Xperia XZ
- Xiaomi Mi 5 Pro
- Samsung Galaxy C9 Pro
- iPhone 6s
Posto isto, se o teu telemóvel está nesta lista, infelizmente deixarás muito em breve de receber atualizações. Para além de não poderes contar com novas funcionalidades, existe também riscos para a tua segurança e privacidade.
Nestes casos, a única alternativa que te resta é mesmo comprares um smartphone novo. A boa notícia é que hoje em dia por valores até 150/200 euros consegues encontrar bons telemóveis e que irão suportar o WhatsApp durante muitos anos.
Aproveita os nossos guias:
