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Xiaomi rompe silêncio sobre a polémica dos pagamentos antecipados dos seus Evs e surpreende

Passado mais de uma semana, finalmente a Xiaomi rompe o silêncio e dá algumas explicações sobre a polémica de estar a pedir o pagamento antecipado dos seus Evs reservados. A resposta, ainda que lógica, surpreendeu a comunidade.

Xiaomi SU7 Ultra
Xiaomi SU7 Ultra Crédito@Xiaomi

Pedido de pagamento apenas foi feito a um número de pessoas selecionadas

A notícia caiu como uma bomba no mercado chinês de EVs quando se soube, há pouco mais de uma semana, que a Xiaomi estava a pedir o pagamento antecipado dos seus Evs reservados.

Agora finalmente a marca respondeu às críticas da comunidade, explicando que o pedido foi feito a “um pequeno número de possíveis proprietário com circunstâncias especiais”.

Representantes de vendas da Xiaomi Auto esclareceram melhor a situação, declarando ao National Business Daily que esta ação tem como alvo clientes que solicitaram entregas atrasadas ou que na avaliação demonstraram um maior risco de não concluir a compra.

A mesma publicação dá exemplos concretos. Os clientes a quem foi feito este pedido demonstraram pouca cooperação durante os procedimentos financeiros ou mostraram alguma relutância em receber a entrega do veículo.

Ainda que a resposta seja lógica, no sentido de que a Xiaomi não quer correr riscos, surpreende pela estratégia menos centrada no cliente do que é habitual na marca chinesa.

Produção pode ser afetada e EVs envolvidos na polémica

Fontes da Xiaomi Auto explicaram ao National Business Daily que a marca chinesa está preocupada com a hipótese de clientes específicos – os tais relutantes – cancelarem a reserva, após a produção da unidade feita à medida que lhes era destinada.

Tudo porque pode afetar a linha de produção, já de si em dificuldades, e consequentemente atrasar a entrega de veículos a outros proprietários. Acrescente-se ainda o facto de os modelos terem atributos escolhidos pelo próprio potencial proprietário e, ao serem personalizados, serem mais difíceis de vender, após o cancelamento.

De acordo com a mesma fonte, os pedidos de pagamentos antecipados afetaram, sobretudo, as reservas para os modelos SU7 e SU7 Ultra, sendo que o modelo base tem agora um tempo de espera estimado entre as 38 a 41 semanas.

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt
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