Xiaomi revela quando podem chegar primeiros smartphones sem portas USB

Bruno Coelho
Comentar

A especulação sobre o lançamento de smartphones sem quaisquer portas de carregamento não é nova. E acredita-se que a Apple possa mesmo ser a fabricante a lançar primeiro um equipamento com estas características. Mas a Xiaomi já tem algo a dizer sobre o assunto.

Recentemente a Xiaomi apresentou a sua tecnologia HyperCharge de carregamento rápido. Esta contempla carregamento com fios de 200W, ou sem fios de 120W. E a fabricante veio a público responder a algumas questões sobre o assunto.

Primeiros smartphones sem portas USB podem chegar ao mercado em 2022

Na conversa na rede social Weibo, os engenheiros da fabricante chinesa avançaram quando devemos ver chegar ao mercado um smartphone sem portas USB. Estes sugerem que tal pode acontecer já no próximo ano.

Para carregar um smartphone totalmente sem fios, tudo poderia ficar a cargo do carregamento sem fios que já conhecemos. E hoje as velocidades já não são um problema, tendo em conta os esforços de marcas como a própria Xiaomi, a Oppo, a Huawei ou a Vivo.

carregador sem fios xiaomi

Esta última chegou mesma a apresentar o seu conceito de smartphone futurista, o Vivo Apex 2020, apenas com a possibilidade carregar sem fios. Os engenheiros da Xiaomi afirmam que tudo se trata de uma questão de maturidade.

O carregamento com fios é hoje algo bem maturado, e com velocidades muito interessantes. Mas o futuro passará mesmo por terminais com capacidade primária de carregar sem fios.

A grande pergunta que se coloca é qual será a primeira gigante mobile a dar o passo para o carregamento totalmente sem fios, e de que forma o fará. A Apple é o primeiro nome que nos vem à cabeça, mas a Xiaomi parece estar também piscar o olho a essa possibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.