O primeiro veículo elétrico da Xiaomi revelou ser um sucesso de vendas, mas agora passados alguns meses sobre o seu lançamento, a marca chinesa tem vindo a deparar-se com alguns problemas.
O mais recente envolvia o sistema de travões do veículo, mas a Xiaomi já veio publicamente esclarecer toda a história.
Erro de software foi o responsável
Pouco depois de a história sobre a falha no sistema de travões do SU7 ter vindo a público, Wang Hu, responsável da área de relações públicas da marca, explicou tudo o que aconteceu.
De acordo com o executivo, um erro de software terá estado na origem do problema, ao identificar incorretamente o sistema de travagem principal e acionando, consequentemente, o sistema de backup.
Não há registo de feridos, nem de nenhum acidente devido a esta falha de software. No entanto, a identificação incorreta levou a que o sistema principal de travagem não funcionasse, tendo inclusive provocado uma alteração de sensação no pedal de travão. Algo que o condutor sentiu e que o terá levado a contactar o serviço de apoio ao cliente.
Saliente-se que o Xiaomi SU7 nunca deixou de travar, graças ao sistema secundário de travagem ter sido, de imediato, acionado. Mas obviamente que o condutor optou por levar o veículo à marca para uma revisão.
A Xiaomi procedeu à análise do veículo e foi quando deu conta do erro de software. A marca chinesa propôs ao condutor a troca ou devolução do seu SU7, mas não sabemos qual foi a escolha do condutor. A marca dispõe-se igualmente a cobrir todas as despesas relacionadas com este caso.