Xiaomi resolve problema de sobreaquecimento eletrónico com solução inovadora da indústria aeroespacial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Devido aos componentes internos poderosos, os smartphones premium sofrem de algum sobreaquecimento.

Mas a Xiaomi propõe-se a resolver esse problema com a sua nova tecnologia Loop LiquidCool, baseada numa solução de refrigeração aeroespacial.

Tecnologia Xiaomi Loop LiquidCool inclui um sistema com vários componentes especialmente concebidos para a refrigeração

É a mais recente novidade da Xiaomi e acreditamos que os smartphones de topo da marca chinesa de 2022 incluam já a tecnologia Loop LiquidCool. É conhecido de todos que os smartphones premium necessitam de incluir tecnologia de refrigeração para garantir um desempenho eficiente e suave de todos os seus componentes poderosos, especialmente se a tarefa for exigente, como acontece com os jogos.

A pensar nisso, a Xiaomi desenvolveu a nova tecnologia de dissipação de calor Loop LiquidCool que se baseia em soluções utilizadas na indústria aeroespacial. De acordo com a marca, a nova tecnologia recorre a um efeito para atrair o elemento de refrigeração líquida para a fonte de calor e vaporizá-la. De seguida, dispersa o calor até que o elemento condense e seja capturado por um canal de circuito fechado unidirecional.

A nova tecnologia é constituída por um evaporador, um condensador, uma câmara de recarga, tubos de gás e líquido, especialmente concebidos para a refrigeração. E, simplificando a linguagem, funciona da seguinte maneira: o evaporador emite um refrigerante em forma de gás, sob a fonte de calor, assim que deteta que o smartphone está em modo de utilização exigente.

Tecnologia de refrigeração Loop LiquidCool da Xiaomi adapta-se a qualquer design interno

Depois de fazerem o seu trabalho, o gás e o fluxo de ar são enviados para o condensador para que o gás volte à sua forma líquida. Por sua vez, este líquido é absorvido e recolhido por pequenas fibras que reabastecem o evaporador. Por outras palavras, o evaporador é um sistema completamente autossustentável e recicla sempre o mesmo elemento para trabalhar.

De acordo com a Xiaomi, a nova tecnologia de refrigeração adapta-se a qualquer tipo de design interno dos equipamentos. A marca chinesa vai mais longe e afirma que a Loop LiquidCool permite obter o dobro da refrigeração dos sistemas convencionais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12 pode ser o primeiro smartphone a usar este componente
  • Xiaomi Mi Rabbit Children's Learning Watch 5 Pro: o novo smartwatch acessível para crianças
  • Laser Cinema 2: Xiaomi surpreende com o primeiro projetor Dolby Vision em 4K do mundo
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt