Xiaomi regressa ao passado? A nova ideia para um smartphone

Bruno Coelho
Comentar

Do papel até à execução real vai uma grande distância. Mas nem por isso fabricantes como a Xiaomi deixam de registar patentes que podem no futuro vir a ser soluções para alguns dos seus smartphones ou somente idais que não passam do papel.

A mais recente patente publicada pela Xiaomi, e descoberta pelo LetsGoDigital, mostra um regresso ao passado com um pequeno twist. Isto porque se trata de um smartphone com uma câmara pop-up, com a diferença de que é rotativa

Smartphone com câmara pop-up rotativa patenteado pela Xiaomi

Nova patente da Xiaomi
Nova patente da Xiaomi. Crédito: LetsGoDigital

Embora o possa parecer nas imagens, esta ideia da Xiaomi não é igual à que já vimos em produtos lançados para o mercado. Falamos de equipamentos como Samsung Galaxy A80 ou mesmo o Asus ZenFone 7 Pro que tivemos oportunidade de testar.

A novidade desta patente é que temos um sistema pop-up que faz aparecer as câmaras na zona superior do equipamento. E aí, esse mesmo sistema executa o efeito de rotação que as torna imediatamente câmara frontais.

Esse mesmo processo é mostrado em detalhes nos esquemas colocados em prática pela fonte. “Um motor de ação é usado para mover a câmara para cima, após o qual esta pode girar no seu eixo”, pode ler-se.

Nova patente da Xiaomi. Crédito: LetsGoDigital
Nova patente da Xiaomi. Crédito: LetsGoDigital

À semelhança das soluções rotativas já existentes no mercado, embora com execução diferente, esta patente tem um propósito bem vincado. A ideia será oferecer a mesma qualidade a usar as câmaras traseiras ou frontais.

Como qualquer patente, deves ter em conta que esta pode nunca chegar a ver a luz do dia no mercado. Contudo, dá-nos uma ideia de soluções que podemos ver no futuro em equipamentos da marca.

Tendo em conta que já testei um equipamento como o Asus ZenFone 7 Pro, essa acaba por ser uma solução mais interessante e viável. Algo como esta patente da Xiaomi parece só complicar esse processo, tendo em conta que a finalidade é a mesma.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.