Xiaomi regressa ao passado? A nova ideia para um smartphone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Do papel até à execução real vai uma grande distância. Mas nem por isso fabricantes como a Xiaomi deixam de registar patentes que podem no futuro vir a ser soluções para alguns dos seus smartphones ou somente idais que não passam do papel.

A mais recente patente publicada pela Xiaomi, e descoberta pelo LetsGoDigital, mostra um regresso ao passado com um pequeno twist. Isto porque se trata de um smartphone com uma câmara pop-up, com a diferença de que é rotativa

Smartphone com câmara pop-up rotativa patenteado pela Xiaomi

Embora o possa parecer nas imagens, esta ideia da Xiaomi não é igual à que já vimos em produtos lançados para o mercado. Falamos de equipamentos como Samsung Galaxy A80 ou mesmo o Asus ZenFone 7 Pro que tivemos oportunidade de testar.

A novidade desta patente é que temos um sistema pop-up que faz aparecer as câmaras na zona superior do equipamento. E aí, esse mesmo sistema executa o efeito de rotação que as torna imediatamente câmara frontais.

Esse mesmo processo é mostrado em detalhes nos esquemas colocados em prática pela fonte. “Um motor de ação é usado para mover a câmara para cima, após o qual esta pode girar no seu eixo”, pode ler-se.

À semelhança das soluções rotativas já existentes no mercado, embora com execução diferente, esta patente tem um propósito bem vincado. A ideia será oferecer a mesma qualidade a usar as câmaras traseiras ou frontais.

Como qualquer patente, deves ter em conta que esta pode nunca chegar a ver a luz do dia no mercado. Contudo, dá-nos uma ideia de soluções que podemos ver no futuro em equipamentos da marca.

Tendo em conta que já testei um equipamento como o Asus ZenFone 7 Pro, essa acaba por ser uma solução mais interessante e viável. Algo como esta patente da Xiaomi parece só complicar esse processo, tendo em conta que a finalidade é a mesma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Asus ROG Phone 5: o primeiro do mundo num pormenor
  • WhatsApp: partilha de imagens será mais segura com esta novidade
  • Xiaomi Mi 11 já está disponível na Amazon com envio para Portugal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.