Xiaomi regista patente para smartphone com um painel solar

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi continua a ser uma das fabricantes com maior crescimento, lançando vários smartphones todos os anos, para os mais variados segmentos. Agora, foi confirmado o registo de uma patente que integra no smartphone um painel solar.

Esta poderá ser a próxima inovação a ser desenvolvida pela fabricante, de forma a destacar-se da concorrência. Relembro que a Xiaomi está também a desenvolver uma nova tecnologia para colocar a câmara frontal por baixo do ecrã.

Um design único que vai certamente tornar-se no centro das atenções

Pelo que podemos ver nos esquemas da patente, este poderá ser um smartphone com um design extremamente interessante. O seu painel frontal é composto exclusivamente pelo ecrã, que deverá ter integrado o leitor de impressão digital.

No painel traseiro, temos um módulo fotográfico com apenas dois sensores, mas o grande destaque não está nas suas câmaras. A ocupar grande parte da traseira do smartphone está um painel solar, que irá permitir carregar a sua bateria utilizando apenas a luz do sol.

Curiosamente, este painel parece não afetar a espessura do smartphone, visto que nos esquemas vemos o módulo fotográfico mais saliente que o painel solar.

Outra curiosidade revelada por esta patente é, a ausência de uma câmara frontal, ou de uma possível câmara pop-up. Desta forma, fica também a possibilidade de que este dispositivo venha a ter a sua câmara frontal integrada por baixo do ecrã.

Energia solar poderá ser a revolução necessária nas baterias dos smartphones

A tecnologia utilizada em smartphones continua a evoluir a um ritmo alucinante. Um dos grandes desafios continua a ser a capacidade das suas baterias, sendo cada vez mais difícil garantir uma autonomia de excelência, com os dispositivos a consumirem cada vez mais bateria.

É muito complicado para as fabricantes aumentarem consideravelmente a capacidade das baterias nos smartphones, sem precisarem também de aumentar a espessura dos smartphones. Por isso, cada vez mais, têm apostado em mais avançadas tecnologias de carregamento rápido.

Esta possível solução apresentada pela Xiaomi poderá mesmo revolucionar as baterias nos smartphones. Desta forma, seria possível carregar a bateria dos dispositivos de forma constante, em virtualmente qualquer lugar que tenha luz solar disponível.

No que respeita a este design, certamente que não seria a forma mais atrativa integrar um painel solar tão visível na traseira do smartphone. Além disso, seria também difícil garantir uma resistência aceitável.

Por isso, é possível que uma das soluções passem por colocar este painel por baixo de uma camada protetora que permita a absorção dos raios solares sem qualquer problema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Black Shark 2 Pro: segunda remessa esgotada em poucos minutos!
  • Xiaomi Mi 9T ou Xiaomi Mi A3? Entende qual o melhor para ti!
  • Xiaomi Mi Gaming Laptop 2019 já é oficial! Um verdadeiro monstro de performance!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.