Xiaomi Redmi Note 5 Pro recebe a LineageOS 15.1 não-oficial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone Xiaomi Redmi Note 5 Pro seria apresentado oficialmente pela tecnológica chinesa no passado mês de fevereiro. Chegaria como uma nova aposta especialmente criada para a Índia, mercado que a Xiaomi já domina após ter ultrapassado recentemente a Samsung. Agora, este terminal já tem direito a uma compilação, não-oficial da LineageOS 15.1.

No seu leque de características temos um processador Snapdragon 636 da Qualcomm com um total de 4 ou 6GB de memória RAM. Mais ainda, temos um grande ecrã de 6 polegadas com resolução Full-HD+ (2160×1080 pixéis), tecnologia IPS LCD. Este display conta com um aspecto ou formato 18:9 que lhe dá este seu aspecto alto e estreito.

Vê ainda:d

O terminal apresenta ainda uma câmara principal com alinhamento duplo, com 12MP+5MP de resolução na sua traseira. Mais ainda, está dotado de ume câmara com 20MP para uma selfies acima da média. Para manter tudo a funcionar temos também uma bateria de alta capacidade, neste caso com 4000mAg. Já por outro lado, o seu sistema operativo é o Android Nougat 7.1 com a interface MIUI 9. Agora, poderá já utilizar uma LineageOS 15.1.

Algo particularmente interessante sobre este Xiaomi Redmi Note 5 Pro é o facto de ele ter sido lançado na China já com o Android Oreo 8.1 Com efeito, apesar de ser em tudo igual ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro lançado na Índia, para o seu mercado natal chamar-se-ia apenas Xiaomi Redmi Note 5. Tudo o resto permanecendo idêntico com as excepções sendo o nome e o sistema operativo.

LineageOS 15.1 para o Xiaomi Redmi Note 5 Pro

Agora, com a LineageOS 15.1, ainda que seja uma versão não oficial, o portal XDA Developers dá-nos agora essa possibilidade. Será uma alternativa para todos os utilizadores que não sejam os maiores fãs do sistema MIUI 9 e queiram utilizar um ambiente de Android puro. Ou muito próximo disso. Mais ainda, agora que o terminal também já tem suporte para a recovery TWRP todo o processo de instalação da LineageOS 15.1.

Alternativa à MIUI 9 para este smartphone Android

Será efetivamente uma alternativa viável para todo e qualquer utilizador que queria testar a LineageOS ou que não queira a MIUI. A seu tempo teremos certamente uma versão oficial da ROM para este terminal. Até lá, em seguida podem encontrar uma lista com todos os parâmetros já funcionais, bem como o Link para acederem à página da ROM.

O que está a funcionar:

  • VoLTE
  • RIL (Chamadas, SMS, Dados)
  • Sensor de impressão digital / Leitor Biométrico
  • Wi-Fi
  • Bluetooth
  • Câmara
  • Vídeo
  • Aúdio
  • Sensores
  • Flash
  • LED
  • GPS

Cumpre salientar que apesar de estar praticamente tudo funcional podem sempre surgir alguns bugs. Relembro ainda que esta é uma verão não-oficial da LineageOS 15.1, desenvolvida por um programador independente, parte da comunidade XDA. Ainda assim, caso queiram utilizar ou simplesmente experimentar esta ROM poderão fazê-lo AQUI onde encontrarão todos os ficheiros necessários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

bate recordes em Portugal

OnePlus apresentará o seu OnePlus 6 no dia 5 de Maio?

o

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.