Xiaomi Redmi Note 5 Pro já começou a receber o Android Oreo 8.1

Rui Bacelar
Xiaomi Redmi Note 5 Pro Android Oreo
O dispositivo móvel de gama média alta começa agora a receber esta mesma atualização. ©techntium

As fabricantes Android estão cada vez mais cientes da importância das atualizações de software e segurança para os seus dispositivos. Apesar de o sistema ainda continuar fragmentado, iniciativas como o Projecto Treble podem atenuar este fenómeno. Agora, chega o Android Oreo 8.1 ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro.

A Xiaomi é uma das boas excepções no que às atualizações de sistema diz respeito, apesar de por vezes demorarem, as novas versões da MIUI chegam a dispositivos com 3 ou mais anos no mercado. Algo de que nenhuma outra marca para já se pode orgulhar, sobretudo para os modelos de entrada ou gama média.

Vê ainda: Xiaomi. Portugal já se rendeu aos encantos da ‘Apple chinesa’

Este Xiaomi Redmi Note 5 Pro foi apresentado no passado mês de fevereiro, chegando ao mercado com a MIUI 9.2 e o Android Nougat 7.1.1. Agora, cerca de 2 meses após a sua chegada, o terminal já está a receber a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo 8.1.

Depois de aqui termos dado conta de que a nova MIUI 9.5 já havia sido divulgada pelo portal XDA Developers, a mesma começa agora a ser disponibilizada. Sabíamos que era apenas uma questão de tempo até que também ester terminal fosse atualizado após a chegada da mesma MIUI ao Redmi Note 5 há poucos das atrás. Algo que agora começa a verificar-se.

Xiaomi Redmi Note 5 Pro já está a receber a MIUI 9.5 Global Estável

A disponibilização da MIUI 9.5 baseada no Android Oreo 8.1 seria anunciada por um representante oficial da marca, no Twitter. Algo que já era esperado, depois de vermos indícios disso mesmo no fórum oficial da marca, aqui. Apesar de evitarem sempre fornecer uma calendarização exata, para precaver qualquer percalço que possa ocorrer, o Android Oreo 8.1 começa a chegar aos utilizadores. Chega através da versão estável e global da mais recente versão da ROM oficial da marca.

Android Oreo Xiaomi Redmi Note 5 Pro
Aspecto da MIUI 9.5 na sua versão estável e global. ©xdadevelopers

Android Oreo 8.1 traz o suporte para o Projecto Treble

A atualização começou a ser disponibilizada na Índia, para já chegando apenas a um número restrito de utilizadores. Ainda assim, confirma-se algo que há poucos momentos atrás ficamos a conhecer. A versão estável e global desta ROM chega assim via OTA (over the air) aos utilizadores.

Cumpre ainda destacar que os Xiaomi Redmi Note 5 Pro receberão assim, de forma oficial, o suporte para oProjecto Treble. As vantagens do mesmo já foram aqui elucidadas na publicação anterior. Em suma, será agora uma questão de tempo até que o Android Oreo 8.1 chegue a todas as unidades.

Relembro ainda que as atualizações são sempre disponibilizadas de forma gradual e faseada. Ainda assim, é expectável que até ao final do mês todos os Xiaomi Redmi Note 5 Pro já tenham recebido as novidades. Entre estas contam-se os gestos para navegação, melhoria da autonomia de bateria e várias melhorias de estabilidade e performance.

E tu, estarias interessado neste Xiaomi Redmi Note 5 Pro caso chegue a Portugal?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google. IA para criar microscópio capaz de detectar células cancerígenas

Samsung Galaxy J2 Pro tem tudo o que precisas, menos ligação à Internet

OnePlus 6 não será o foco da parceria com Avengers da Marvel

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.