Lenovo S5, o novo rival do Xiaomi Redmi Note 5 já é oficial!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Lenovo é atualmente uma das marcas mais conhecidas no que aos computadores portáteis diz respeito. Contudo, no mundo dos dispositivos móveis a sua posição encontra-se cada vez mais ameaçada pelas várias rivais chinesas. Agora, com o novo smartphone Android, o Lenovo S5 a marca recorre a uma estratégia de marketing agressiva, declarando-o como o rival do Xiaomi Redmi Note 5.

Numa tentativa de se afirmar no mercado dos dispositivos móveis, a construtora chinesa tenta ser uma nova OnePlus. Todavia, não basta afirmar-se como um "Xiaomi Killer" para ser levada a sério como tal. Agora, temos um novo produto desta marca que atualmente detém também a Motorola, nome bem conhecido nos mercados ocidentais.

Vê ainda: 39 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Foi esta mesma Lenovo que criaria, e recentemente encerraria a sub-marca ZUK para se concentrar sobretudo na Motorola. Esta última seria comprada à Google em 2014 para se tornar na ponte entre os mercados ocidentais e orientais. Entretanto, após uma série de re-estruturações a Motorola aparenta estar mais estável com novos smartphones a serem apresentados no Verão.

Já para o seu mercado natal, a China, a Lenovo tenta agora enfrentar a Xiaomi, atual 4ª maior construtora do país. Para este mercado essencial a Lenovo apresenta agora este S5, um equipamento em nome próprio que tentará impor-se como alternativa ao Xiaomi Redmi Note 5. Pois bem, o que é que este "assassino" do Xiaomi Redmi Note 5 tem para oferecer?

Xiaomi Redmi Note 5 tem um novo rival no Lenovo S5

Tal como nos conta a publicação gizmochina, o novo Lenovo S5 Apple.

Poderá afirmar-se perante o Xiaomi Redmi Note 5?

Seria hoje de manhã que a Lenovo apresentaria oficialmente este S5 no seu país natal. O equipamento Android seria acompanhado por dois outros equipamentos, mais económicos, os Lenovo K5 e o K5 Lite. Aqui o mais cativantes é sem dúvida o S5 sobre o qual nos debruçaremos.

Especificações do Lenovo S5

O novo smartphone Lenovo S5 vem equipado com uma construção inteiramente metálica. Utiliza uma liga de alumínio da série 6000 para garantir que o smartphone não dobrará com facilidade. Conta com um aspecto suave e uma ligeira textura conseguida através de uma série de processos para lhe conferir o acabamento final. Terá um toque ligeiramente areado no seu corpo metálico. Já a nível de cores o Lenovo S5 está disponível em Preto e Vermelho.

Olhando para o seu ecrã temos aqui um painel IPS LCD com um total de 5.7 polegadas de diagonal e o formato / rácio 18:9. A sua resolução proporciona uma experiência Full-HD+ composta por 2160 x 1080 pixéis. Já para manter todo o smartphone fluído a Lenovo apostou no processador Snapdragon 625 da Qualcomm.

Rival à altura do Xiaomi Redmi Note 5?

Os consumidores poderão optar por três variantes de memória interna e duas de memória RAM. Este rival do Xiaomi Redmi Note 5 estará disponível com 3 ou 4GB de memória RAM e em 32, 64 ou 128GB de armazenamento interno. A bateria, tal como aqui havíamos avançado, tem uma capacidade de 3000mAh.

Na sua traseira temos também um leitor de impressões digitais, o flash LED e a câmara principal do Lenovo S5. Trata-se de uma câmara com dois sensores de 13MP sendo um sensor monocromático e um sensor a cores RGB com abertura focal de f 2/2. Já a câmara frontal conta com 16MP de resolução e terá modos dedicados para a fotografia de auto-retrato ou selfie. Poderá também ser utilizada para o desbloqueio do smartphone mediante o reconhecimento facial do utilizador.

A câmara fotográfica do Lenovo S5 será capaz de boas fotografias e de duplicar funções como um leitor de códigos QR. Já a nível de software este rival do Xiaomi Redmi Note 5 utiliza a interface ZUI 4.0, a sua abordagem ao Android Oreo da Google. Conta também com gestos para ecrã completo como alternativa aos botões de navegação no ecrã.

Preços do Lenovo S5

A nível de preços, para a versão base (3GB+32GB) o Lenovo S5 custará o equivalente a 157 dólares. Já na versão de (3GB+64GB) o dispositivo custará 189 dólares. Por último, na versão de topo (4GB+128GB) o rival do Xiaomi Redmi Note 5 custará 236 dólares. Estará disponível na China a partir do dia 23 de março.

Já o Xiaomi Redmi Note 5, na China contará com um grande ecrã de 5.99 polegadas, uma tela IPS LCD com uma resolução de Full-HD+, um total de 2160 x 1080 pixéis. No seu interior temos o Snapdragon 636 da Qualcomm, superior ao processador utilizado pela Lenovo.

A nível de preços, para a China, o Xiaomi Redmi Note 5 custará cerca de 173 dólares. Isto na versão base com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. Temos também a versão com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Ou então a versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento por 221 dólares e 268 dólares, respectivamente.

Quem vencerá este duelo?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Pro – Já se conhece o preço e especificações do smartphone

Samsung Galaxy S9 mostra a sua durabilidade em novo teste

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.