O Redmi Note 10 não é um equipamento premium. É o modelo base de uma linha de smartphones de gama-média da submarca da Xiaomi, e chegou a Portugal pelo valor apelativo de 229 € (4GB/128GB).
Apesar de estar certificado com IP53, tal significa apenas que é resistente a poeiras e alguns salpicos. Embora a zona frontal seja protegida com Gorilla Glass 3, o equipamento é maioritariamente construído em plástico.
Não é por isso de espantar que o último vídeo do canal de YouTube “Gupta Information Systems in Hindi” mostre que este é um equipamento frágil. Como podes ver logo no início, levá-lo para a água não é seguro, já que esta entra facilmente através da zona dos cartões SIM.
Como seria de esperar, a moldura e a traseira são bastante suscetíveis a riscos, já que são construídas em plástico. À semelhança de equipamentos de topo, o equipamento começa a riscar o ecrã a partir do nível 6 do teste.
Após quatro quedas realizadas à zona da cintura, o terminal mantém-se sem grandes problemas. Mesmo a cair à zona da cabeça, apenas quando foi atirado de frente o terminal deixa de resistir, e fica com o ecrã “morto”.
Redmi Note 10: não tentes dobrá-lo em casa
Perante a sua construção, não seria de esperar outra coisa. À primeira tentativa de dobragem, o Redmi Note 10 quebra facilmente. Podes ver esse momento por volta do minuto 11:20 do vídeo.
Este é um vídeo elucidativo, e que nos mostra o porquê de muitas vezes se pagar mais por um smartphone que resiste melhor a quedas ou a possíveis dobragens. Não será um deal breaker para a maioria dos compradores do Redmi Note 10, mas dá-lhes uma ideia de até onde podem ir com o terminal.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Redmi Note 10 chega a Portugal com ofertas de lançamento na Mi Store
- Xiaomi Mi 11 Pro: imagens mostram algo inédito na traseira do smartphone
- Xiaomi Mi 11 leva ‘negativa’ em teste de reparação