Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi quer mudar a forma como usas o smartphone e tem um novo assistente

A Xiaomi revelou a sua nova assistente IA Miclaw. Este modelo permite controlar smartphones e equipamentos domésticos da Xiaomi com simples comandos de voz. Para já, estão a ser feitos testes beta e não há previsão para lançamento global.

Xiaomi miclaw
Crédito@Xiaomi

O que é e como funciona a Xiaomi Miclaw

Enquanto os europeus ainda estão a explorar a nova série de smartphones Xiaomi 17, a marca chinesa está já a avançar para um patamar diferente, rumo à tecnologia IA. no seu mercado nacional (China), a Xiaomi acaba de apresentar a Miclaw.

Trata-se de uma assistente IA que vai transformar o smartphone num agente digital proativo, uma vez que vai executar tarefas no smartphone e controlar outros equipamentos através de comandos por voz.

Baseada no modelo MiMo, a nova Miclaw vai aceder, de forma autónoma, a mais de 50 ferramentas e serviços do smartphone para concluir tarefas. Segundo informações da marca, esta assistente IA analisa o comando de voz do utilizador (ou comando de texto), seleciona a ferramenta correta para executar a tarefa solicitada e, em simultâneo, monitoriza os resultados em tempo real.

A Xiaomi Miclaw conta com um sistema de memória para ajudar a IA a aprender com a repetição de tarefas. Nesse sentido, quando recebe uma solicitação pode recorrer ao seu histórico de interações para desempenhar o pedido. A nova assistente vai contar com integração total com o ecossistema da marca chinesa.

A Xiaomi dá um exemplo prático das capacidades da Miclaw. Quando um utilizador entra para uma reunião, por exemplo, a assistente IA coloca os equipamentos em modo silencioso – desde o smartphone ao aspirador robô. Enquanto a reunião decorre as mensagens e chamadas recebidas são analisadas, silenciadas e guardadas se não forem prioritárias. Depois de terminada a reunião, tudo é ativado com o utilizador a receber notificações das chamadas e resumos das mensagens.

Xiaomi continua a seguir o exemplo da Apple

Recorde-se que a Xiaomi já conta com o assistente virtual Xiao Ai, mas a nova Miclaw dá um passo em frente. Ainda assim, mantém-se a seguir o exemplo da Apple que, através da sua Sir, também consegue controlar o ecossistema da marca norte-americana.

No entanto, e pelo que é descrito pela Xiaomi, a marca chinesa está a preparar uma assistente IA mais avançada e mais complexa do que a sua rival. Aliás, a tecnologia IA tem sido um campo de batalha para a Apple com os seus recursos IA a funcionarem apenas a meio gás.

Por outro lado, a prometida Siri 2.0, alimentada por uma IA mais avançada, também teima em não ver a luz do dia. E a Xiaomi está a avançar a passos largos com a sua Miclaw já em fases de testes beta na China. Testes estes que estão a ser feitos por um grupo selecionado e apenas com os smartphones da série Xiaomi 17. Para já, ainda não há informação disponível quando pode acontecer um lançamento mais abrangente que inclua Portugal.

XIAOMI 17 12+512 GB
XIAOMI 17 câmara Leica Summilux, processador Snapdragon 8 Elite, bateria 6330 mAh, carga rápida 100 W
1 099,90 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.