A Xiaomi parece estar a preparar-se para lançar um novo tablet de topo de gama, mas num formato compacto que promete fazer concorrência direta ao popular iPad Mini da Apple.
Segundo uma nova fuga de informação vinda da rede social chinesa Weibo e avançada por sites como o Gizmochina, a marca está a planear lançar a versão global do seu recentemente apresentado Redmi K Pad, mas com um novo nome: Xiaomi Pad Mini.
Xiaomi Pad Mini será a versão global do Redmi K Pad
Apesar de a fuga de informação não adiantar uma data de lançamento, o aparecimento recente do Redmi K Pad em bases de dados de certificação como a TDRA e a IMDA é um forte indicador de que o anúncio oficial pode estar para breve. E se o hardware do Xiaomi Pad Mini for, como se espera, idêntico ao do seu "irmão" chinês, estamos perante uma pequena "besta" de desempenho.
O Redmi K Pad, que servirá de base a este novo tablet global, vem equipado com um impressionante ecrã LCD de 8,8 polegadas com resolução 3K e uma taxa de atualização de 165Hz. Por dentro, a máquina é alimentada pelo processador MediaTek Dimensity 9400+, e pode ser configurada com até 16 GB de memória RAM LPDDR5X/T e até 1 TB de armazenamento rápido UFS 4.0.
A bateria também não foi descurada, com uma célula de 7 500 mAh que suporta carregamento rápido com fios de 67W, o que deve garantir que não ficas muito tempo preso à tomada. Para as tuas videochamadas ou fotos ocasionais, tens uma câmara frontal de 8 MP e uma traseira de 13 MP com flash LED.
Duas portas USB-C
Deve ainda chegar com outras características de topo incluem altifalantes estéreo com suporte Dolby Atmos, o mais recente sistema operativo HyperOS 2 (baseado no Android 15) e um pormenor muito interessante, duas portas USB-C.
Embora possa haver pequenas diferenças entre a versão chinesa e a global, a essência do Xiaomi Pad Mini deverá ser a mesma. Um tablet compacto, recheado de especificações de topo de gama, desenhado para quem procura a máxima performance e um ecrã de alta qualidade num formato que é fácil de transportar para qualquer lado.
Enquanto o Mini chega e não chega, o Xiaomi Pad 7 é uma ótima opção para quem procura um tablet. Se queres algo mais potente, dá olhada na nossa review ao Xiaomi Pad 7 Pro.